quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Campo Pequeno: 13 espectáculos com os melhores toiros e os mais famosos toureiros

12 corridas e uma novilhada em 2015 no Campo Pequeno: uma temporada "ainda
melhor"
que a anterior. Primeiros oito cartéis deverão ser oficialmente anunciados
dentro de poucos dias
Ventura na corrida de abertura com Fernandes e Moura Jr. - um elenco avançado
em primeiríssima mão pelo "Farpas" no passado dia 9 de Janeiro
Podemos ter em 2015 em Lisboa uma corrida com a Família Ribeiro Telles para
comemorar os 35 anos de alternativa de João Palha R. Telles (à direita, na foto),
que voltaria a tourear ao lado do irmão e dos sobrinhos; em baixo, o cartel de
abertura do ano passado, com lotação esgotada
 

O abono de 2015 do Campo Pequeno constará de 12 corridas e uma novilhada e Rui Bento e a Administração da primeira praça do país prometem uma temporada "ainda melhor que a última".
A apresentação dos primeiros oito cartéis deverá decorrer já muito em breve e a empresa anunciou ontem algumas das ganadarias que vão estar presentes na arena de Lisboa: Pinto Barreiros, António Silva, Luis Rocha, Ribeiro Telles e Fernandes de Castro, cinco divisas de cariz "torista" que regressam à primeira praça do país. Confirmadas também as de Passanha, Murteira Grave, Vinhas, Santa Maria, Falé Filipe, Canas Vigouroux e Varela Crujo.
A empresa avançou também com as 13 datas dos espectáculos de 2015: 9 de Abril (abertura), 14 de Maio, 4 e 18 de Junho, 2, 9, 16 e 23 de Julho, 6 e 20 de Agosto, 3 e 24 de Setembro (novilhada de promoção aos novos valores) e 1 de Outubro (corrida de gala à antiga portuguesa para encerramento do abono).
Embora não haja ainda confirmação - nem desmentido - por parte da empresa, o elenco da corrida inaugural a 9 de Abril (quinta-feira seguinte ao Domingo de Páscoa, tradição que se retoma), adiantado em primeiríssima mão pelo "Farpas" no passado dia 9 de Janeiro, deverá ser formado por Rui Fernandes, Diego Ventura e João Moura Júnior e pelos grupos de forcados de Lisboa e Alcochete, com toiros de Pinto Barreiros.
O crítico Miguel Ortega Cláudio avança, entretanto, na sua página da rede social "Facebook", outras dicas quanto aos elencos de 2015 no Campo Pequeno: a Família Ribeiro Telles formará um dos cartéis, com toiros de Passanha, para assinalar os 35 anos de alternativa de João Palha Ribeiro Telles (que volta a tourear); Pablo Hermoso de Mendoza lidará toiros Ribeiro Telles da nova linha Murube desta ganadaria na sua primeira apresentação em Lisboa, sendo João Ribeiro Telles Jr. um dos seus alternantes, numa corrida em que se comemorarão os 100 anos dos Forcados Amadores de Santarém; Ventura enfrentará toiros de Grave ou de Silva na sua segunda vinda ao Campo Pequeno; os Castros virão em Agosto para a corrida concurso de pegas, com seis cavaleiros; e Pablo Hermoso lidará em Setembro toiros de Santa Maria, sendo António Telles - ou seu irmão João - o cabeça de cartaz.
Rui Bento não confirma, nem desmente nenhuma das possíveis combinações. O gerente taurino do Campo Pequeno está ainda neste momento a rematar os primeiros oito cartéis da temporada, garantindo apenas que "vão ser grandes corridas" e que "vamos ter mais uma grande temporada em Lisboa".

Fotos D.R. e Emílio de Jesus