terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Paulo Pessoa em Vila Franca: "Só começo a trabalhar depois de amanhã"



Paulo Pessoa de Carvalho (na foto de cima, com Ana e Miguel Alvarenga, em Setembro do ano passado nas festas de Vila Boim) só depois de amanhã começará a trabalhar na preparação da temporada na praça de Vila Franca (foto ao lado), depois de hoje de manhã ter tido conhecimento, através de um mail da Santa Casa da Misericórdia (proprietária da "Palha Blanco") que a adjudicação da mesma lhe tida sido entregue.
O conhecido empresário e antigo forcado não quer, para já, fazer comentários ao facto de ter conquistado uma das mais carismáticas (e também das mais difíceis de gerir...) praças de toiros nacionais. "Neste momento tenho a minha cabeça na reunião da Associação de Empresários que amanhã se realiza, por coincidência, em Vila Franca. Só depois começarei a funcionar em termos de preparar a temporada na 'Palha Blanco', praça que nunca geri e que representa um grande desafio", disse ao "Farpas".
Paulo Pessoa de Carvalho e Ricardo Levesinho, que são, respectivamente, presidente e vice-presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), foram os únicos empresários que se apresentaram a concurso em Vila Franca. Em declarações que já prestou sobre o desfecho deste processo, Levesinho considerou que a decisão da Misericórdia foi "injusta", mas que "a respeita".
No meio taurino, a escolha de Pessoa de Carvalho para gerir a "Palha Blanco" foi "uma inesperada surpresa". O facto de a empresa "Tauroleve" de Levesinho ter concorrido (que foi outra surpresa...), depois de no final da última temporada ter feito saber que não se recandidataria, pressupunha, à partida, que a Santa Casa a reconduzisse, como sucedeu nos concursos anteriores, dado o "excelente trabalho" que ali desenvolveu. Mas os proprietários da praça decidiram que "era hora de mudar" e escolheram Pessoa de Carvalho.
O facto de Levesinho integrar a nova empresa "Derechazo", que passou a gerir a praça de toiros das Caldas da Rainha, tauródromo que era há 24 anos dirigido por Paulo Pessoa de Carvalho - um processo que, tal como considerou Levesinho em relação a Vila Franca, também terá sido altamente "injusto" - acabou por dar razão à velha máxima que nos diz que "amor com amor se paga". Por outras palavras, tiráste-me as Caldas, tiro-te Vila Franca... e assim, ficamos quites!
O mundo da nossa Tauromaquia tem destas coisas...

Fotos Marco Gomes e D.R.