terça-feira, 31 de março de 2015

Serpa à vista: João Maria Branco em grande forma e com a máquina super-afinada!

João Maria Branco com o "Da Vinci", no passado domingo, na
Herdade da Madalena (Sousel). Tudo a postos e a máquina
super-afinada para o arranque, no próximo sábado, em Serpa
Recebendo a vaca com o "Coiote", ferro Arquisia
João Maria Branco com o elástico "Fandi", cavalo com o ferro Lampreia
Um craque consagrado, o "Da Vinci", que pertenceu a João Moura e se chamava
"Álvarito", com o ferro da Coudelaria Lima Duarte
O "Zinco", com o ferro Paim, é um dos craques de Branco já com provas dadas
O cavalo "Hemingway", com o ferro de Micaela Kleba, que Branco comprou
recentemente a Francisco Maldonado Cortes - a última aquisição com vista
a reforçar ainda mais a sua excelente quadra para 2015
Este é o primeiro cavalo com o seu próprio ferro. Tem expressão, aponta
detalhes e só ainda não tem nome...
A arte (também) de João Maria Branco toureando a pé


Quando faltam já poucos dias para a estreia de João Maria Branco na presente temporada - o que ocorrerá no próximo sábado (Páscoa) no festival que se realiza em Serpa - fomos assistir no passado domingo a um treino do jovem cavaleiro na Herdade da Madalena, de Vasco Taborda, em Santo Amaro (Sousel), onde tem há já alguns anos montado o seu quartel-general e sediada a sua quadra de cavalos. Dez no total, contando com os craques e com os novos que estão ainda em preparação. Respira-se optimismo e a máquina está toda "afinada" para dar início a uma temporada que vai ser decisiva para a carreira do cavaleiro de Estremoz, que há dois anos tomou a alternativa no Campo Pequeno, apadrinhado por Joaquim Bastinhas, com o testemunho de Pablo Hermoso de Mendoza. Depois de toda a polémica que rodeou a sua separação do apoderado Rui Bento, em Agosto do ano passado e da grande expectativa que se gerou depois em torno de quem seria o sucessor (falou-se de "Nené", que o apoderara anteriormente e que esteve a um passo de regressar à equipa, mas...), acabando o toureiro por optar pelos espanhóis Ignacio Rios e José Luis Cotán, a poeira assentou finalmente e agora é tempo de trabalhar para prosseguir o "seu livro", sem sobressaltos e sem historietas de bastidores.
João Maria Branco está com a moral em alta, espera-o uma temporada baseada sobretudo em Espanha, mas marcará presença em sete ou oito corridas nacionais, preparando-se diariamente para que tudo corra como se deseja, ou seja, em plano de triunfo.
Conforme tivemos ocasião de constatar, a máquina está "oleada" na perfeição, os cavalos estão em grande forma e a equipa está serena e tranquila, confiante no êxito do primeiro passo que vai dar já este sábado, 4 de Abril, no festival de Serpa. Diante de uma brava vaca de Jorge Caldeira, vimos desfilar pelo tentadero azul e branco da Herdade da Madalena os cavalos "Coiote", com ferro Arquisia; o "Fandi", com ferro Lampreia; o "Da Vinci", que já se chamou "Álvarito", que pertenceu a João Moura e tem o ferro da Coudelaria Lima Duarte; o "Zinco", com o ferro Paim; e o "Hemingway", que tem o ferro de Micaela Kleba e que foi a última aquisição de Branco, a Francisco Cortes. Já na fase final do treino e depois de ter dado azo à sua afición nuns artísticos passes de muleta, João M. Branco trouxe ao tentadero o primeiro cavalo que tem o seu próprio ferro e exibiu-o diante da tourinha, faltando apenas encontrar-lhe um nome para o baptizar. É um cavalo com expressão e que aponta muitos detalhes.
João Maria Branco foi coadjuvado neste treino pelo seu bandarilheiro Filipe Casqueiro, que forma a quadrilha do toureiro juntamente com o veterano Manuel dos Santos "Becas". Há vontade, há querer, há ambição - atributos que nunca faltaram ao valoroso cavaleiro - e há, sobretudo, uma equipa e uma quadra de cavalos que se encontram em excelente forma para fazer face aos desafios que se avizinham.
No próximo sábado, 4 de Abril, em Serpa, embora lidando um só toiro, João Maria Branco promete mostrar aos aficionados todo o potencial de que dispõe para mais um ano "de luta", o ano em que se vai estrear finalmente em Espanha, sem no entanto deixar de acudir a arenas portuguesas, onde já tem presença assegurada em grandes corridas.

Fotos M. Alvarenga