quinta-feira, 26 de março de 2015

"Touro e ouro" e a colhida de Marcos Bastinhas: direito de resposta

João Dinis (à esquerda, na foto, com o empresário Possidónio Matias) captou e
publicou no site "touroeouro.com" a sequência da colhida de Marcos Bastinhas
no domingo em Santarém

De Solange Pinto, responsável pelo site "touroeouro.com", recebemos o seguinte esclarecimento - não era necessário evocar o "direito de resposta" - àcerca do que ontem escrevemos sobre a colhida de Marcos Bastinhas em Santarém e a não publicação de imagens do acidente por parte dos muitos repórteres que o presenciaram e, certamente, o captaram:


Caro Miguel Alvarenga,
Ao abrigo do Direito de Resposta que nos assiste, venho por este meio, "pedir-lhe" que  eponha a verdade no que concerne ao seu texto intitulado por "Se os outros calam, contamos nós", dado à estampa no blog "Farpas", no dia 25 de Março, às 21h52 publicando as linhas que abaixo se escrevem:
Quanto ao conteúdo do texto "Se os outros calam, contamos nós", nada temos a referir, sendo cada um que assina um escrito, livre de dissertar sobre os temas que bem entender, da forma que mais se aproxime da sua personalidade, conduta e linha editorial. O que sim provoca a reacção do 'touroeouro.com', é o facto de, na mesma peça, ter sido referido: "Estava um autêntico batalhão de repórteres fotográficos em Santarém... mas nenhum teve o profissionalismo que se exige (porque ser amador não é o mesmo que ser jornalista profissional - e o mal parece mesmo que é esse e apenas esse) de tornar públicas as fotos do incidente...", o que é, falso, sobretudo onde se diz que nenhum repórter fotográfico publicou as imagens da colhida do cavaleiro Marcos Tenório.
O 'touroeouro.com' não publicou três, mas sim dez imagens, ou seja, toda a sequência do percalço, o que historicamente, fez com incidentes similares, seja o protagonista quem for.  Fizemo-lo, às 00h45 do dia 23 de Março.
Mais acrescento, que o 'touroeouro' não sofreu qualquer tipo de pressão para a não publicação ou mesmo algum tipo de reacção de "forças ocultas" ao dar à estampa esta sequência de imagens. Tivemos sim, um número considerável de visitas a este link.
O 'touroeouro' não sofreu pressões e mesmo admitindo que o profissionalismo teria aqui um barómetro, creio estar dada a resposta quanto ao nível de ética e sentido de jornalismo deste site pelo qual eu e uma vasta equipa, damos a cara!
A nossa necessidade de reposição da verdade em nada está relacionada com o direito de opção de cada órgão ou repórter nas suas publicações, mas sim do facto de  er sido afirmado que o ninguém o tinha feito, quando não é esta a verdade.
Cumprimentos,

Solange Pinto
"touroeouro.com"

Repomos a verdade

Cara Solange Pinto,
Dou a mão à palmatória, rectifico e penitencio-me pela omissão. De facto, o "touroeouro.com" deu à estampa uma série de fotos de João Dinis sobre o incidente de Marcos Bastinhas em Santarém, reportagem essa que não tinha visto pelo simples facto de não visitar todos os dias o referido site. Reponho a verdade e aplaudo o autor das fotos pela oportuna sequência.
Cumprimentos,

Miguel Alvarenga

Foto Maria João Mil-Homens