domingo, 26 de abril de 2015

Hugo Teixeira: as fotos da dramática queda de Vitor Ribeiro em Alter

Miguel Moura começou ontem a temporada da melhor maneira, triunfando e
conquistando o troféu para a melhor lide em Alter do Chão
Momentos antes do início da corrida, o próprio Vitor Ribeiro estivera na arena
a avaliar o estado do piso, prejudicado pela chuva que caíu antes do espectáculo.
O próprio Francisco Penedo, apoderado de Rouxinol, pegou numa pá e ajudou
a tentar melhorar o mau estado da arena
Vitor Ribeiro quando era socorrido por elementos dos Forcados de Montemor,
depois de cair na arena por o cavalo ter escorregado. Aqui, amparado por Luis
Rouxinol Jr. e sob o olhar atento de Nuno Oliveira, Manuel R. Telles e Vasco Taborda,
a caminho da enfermaria da praça de Alter
Apesar das dores, Vitor Ribeiro terminou a sua actuação e depois de assistido
na enfermaria veio ainda tourear o seu segundo toiro, cravando emotivos ferros



Nas fotos ao lado, a dor bem estampada no rosto do cavaleiro Vitor Ribeiro, quando ontem era socorrido em Alter por elementos dos Forcados de Montemor, depois de o seu cavalo ter escorregado - devido ao péssimo estado do piso da arena - e o toureiro ter sido projectado para o chão. Vitor Ribeiro, como esta manhã informámos, foi assistido na enfermaria da praça mas, mesmo combalido, regressou à arena para terminar a lide e depois toureou também o seu segundo toiro, onde foi autor de emotivos ferros. O toureiro é esta tarde examinado em Lisboa pelo Dr. Carlos Ferreira, havendo para já a suspeita de que tenha sofrido rotura dos ligamentos do joelho direito.
A dureza e seriedade dos toiros de Vale do Sorraia foi ontem a tónica dominante na corrida de Alter do Chão, a tradicional do feriado local de 25 de Abril, levando o nosso companheiro Hugo Teixeira a realçar no blog "diário taurino": "Está provado! Quando os toiros são toiros de verdade, a Festa tem outro sabor, existe risco e isso só vem ajudar no sentido de engrandecer o espectáculo".
Ontem em Alter, ao risco e à emoção apresentados pelos toiros da ganadaria Vale do Sorraia, houve ainda a juntar o risco imposto pelo mau estado do piso da arena, devido à chuva que se fez sentir antes da corrida.
O grande triunfador da tarde, autor das duas lides mais homogéneas, foi o jovem Miguel Moura, que provou aquilo que disseram antes ao "Farpas": "Eu toureio todos os toiros, não escolho ganadarias". Provou também que está montado para enfrentar qualquer toiro. Foi galardoado com o troféu que tem o nome do antigo cavaleiro D. José de Athayde e que se destinava a premiar a melhor lide.
Luis Rouxinol esteve bem no primeiro toiro e algo irregular no segundo. As pegas foram executadas pelos grupos de Montemor (Bissaia Barreto e Manuel Dentinho, ambos à segunda; e João da Câmara ao terceiro intento) e de Alter do Chão (Diogo Bilé à quarta; João Tita à segunda, vencendo o prémio para a melhor pega; e Jorge Nagy à segunda). Agostinho Borges foi o director de corrida.

Fotos Hugo Teixeira/cortesia "diário taurino"