quinta-feira, 28 de maio de 2015

D. Francisco de Mascarenhas homenageado hoje em Lisboa

Anos 90: D. Francisco de Mascarenhas com Amália Rodrigues e Manuel Andrade
Guerra num acto da Real Tertúlia D. Miguel I; em baixo, com José Lupi (à esquerda)
e nos seus tempos de "menino prodígio" do toureio a cavalo (à direita)


O cavaleiro D. Francisco de Mascarenhas (89 anos) é esta noite homenageado em Lisboa pelo Grupo Tauromáquico "Sector 1" durante um jantar que vai ter lugar no Hotel Mundial e a que se associou também a Real Tertúlia D. Miguel I. O famoso toureiro cumpre este ano o 70º aniversário da sua alternativa, recebida no Campo Pequeno, das mãos de Mestre João Núncio, em 29 de Agosto de 1945. Toureou pela primeira vez com apenas 8 anos de idade na antiga praça de toiros de Algés e fez furor em praças de Portugal, Espanha, França e México.
A anteceder o jantar, que é também de comemoração do 83º aniversário do "Sector 1", haverá pelas 20h00 no Hotel Mundial um colóquio subordinado ao tema "7 décadas de toureio a cavalo: classicismo e modernidade", com a participação do homenageado, do também cavaleiro tauromáquico Fernando de Andrade Salgueiro e do jornalista Manuel Andrade Guerra, presidente do Directório da Real Tertúlia.
Hoje, também, pelas 19h15, na Igreja de São Nicolau (na Baixa, em Lisboa) celebra-se uma Missa em memória dos sócios do "Sector 1" já falecidos.

Fotos Marques Valentim e D.R.