segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ontem na Terceira: auspiciosa estreia de Dias Gomes como matador

Oito novilhos-toiros de Rego Botelho e Jandilla e quatro matadores entusiasmaram
ontem o público açoreano no terceiro e último espectáculo das Sanjoaninas
Momentos da decidida e triunfal presença de Manuel Dias Gomes, ontem, na
Ilha Terceira, onde fez a sua estreia em Portugal como matador de toiros, o 40º
da nossa História, depois da alternativa em Gamarde (França) a 30 de Maio
O veterano Diego Urdiales deu uma lição de como se lida um toiro
Triunfador da tarde, Juan Leal viveu momentos de apuros quando foi colhido
no tércio de capote
Jiménez Fortes teve azar com os seus toiros e sofreu mesmo uma aparatosa
colhida de que resultou um leve puntazo sem gravidade
Um grande par de bandarilhas do açoreano J. Pedro Silva e, em baixo, a triunfal
saída em ombros do matador francês Juan Leal


O francês Juan Leal deu ontem uma volta à arena no seu primeiro toiro e duas no segundo, conquistando a triunfal saída em ombros pela porta grande (foto ao lado) no terceiro e último espectáculo da Feira de S. João (Sanjoaninas) em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira), onde Manuel Dias Gomes obteve também dois triunfos pelo seu toureio de bom gosto na tarde em que fazia em Portugal a sua apresentação como matador de toiros, depois da alternativa recebida a 30 de Maio na praça francesa de Gamarde.
O vento e as complicações apresentadas por vários dos oito novilhos-toiros que ontem se lidaram em Angra (cinco da ganadaria açoreana de Rego Botelho e três da espanhola de Jandilla, de jogo desigual, tendo-se destacado pela sua bravura o sétimo) não facilitaram a vida aos quatro matadores.
Diego Urdiales deu uma lição lidadora; Jiménez Fortes teve azar com os dois toiros do seu lote, chegando a ser aparatosamente colhido e sofrendo um leve puntazo; Juan Leal sagrou-se triunfador; e o nosso novo matador de toiros Manuel Dias Gomes esteve sereno e artista nos dois toiros, desenhando duas faenas de muito bom gosto e dando volta aplaudida no final.
Em tarde nublosa e muito ventosa, a Monumental da Ilha Terceira registou neste último espectáculo uma entrada de dois terços e há ainda a destacar a boa brega dos bandarilheiros espanhóis Juan Carlos Garcia e "El Victor" e os grandes pares de bandarilhas dos açoreanos João Pedro Silva e Gonçalo Toste, ovacionados no sétimo toiro da tarde.

Fotos André Pimentel/cortesia Tertúlia Tauromáquica Terceirense