sábado, 27 de junho de 2015

Os toiros de Falé Filipe para Pedrito em Vila Franca (5 de Julho) e as expectativas do ganadeiro

"A praça 'Palha Blanco' tem sido talismã para a minha ganadaria", afirma Carlos
Falé Filipe àcerca da corrida do próximo dia 5 de Julho, em que Pedrito de Portugal
enfrentará três toiros seus (fotos de baixo)



Mostramos-lhe hoje as fotos dos toiros da ganadaria de Carlos Falé Filipe para Pedrito de Portugal (na foto ao lado, com Cinha Jardim) na corrida do próximo domingo, dia 5 de Julho, em Vila Franca de Xira, onde actuará "mano-a-mano" com António Ribeiro Telles - e trazemos até si, por cortesia da empresa "Toiros & Cultura", de Paulo Pessoa de Carvalho, as perspectivas do ganadeiro Carlos Falé Filipe para essa importante tarde que tanta expectativa está a criar entre a aficion portuguesa.

- Ir a Vila Franca de Xira é uma expectativa acrescida para o ganadeiro?
- A praça de toiros "Palha Blanco" de Vila Franca de Xira, é uma praça que tem sido talismã para a minha ganadaria, pois já obtive vários triunfos pelos meus toiros e pelos artistas que os lidaram. Por isso creio que tenham sido escolhido os melhores toiros para este espectáculo, além do mais é inédito este cartel, é importante que aconteça numa praça com o carisma da "Palha Blanco" e tudo deverá ser feito a pensar no sucesso, para a festa, para os aficionados e para a praça, como julgo ter sido.
- Mais uma vez os seus toiros irão ser lidados a pé, é esse o seu sonho enquanto ganadeiro para a sua ganadaria? O seu trabalho tem sido no sentido de criar toiros para serem lidados a pé, como vê em Portugal essa sua opção?
- A opção que fiz dos toiros da minha ganadaria serem lidados por matadores ou novilheiros foi, acima de tudo, por gostar das corridas a pé e sentir que nem sempre as coisas resultam como espectáculo para o público e para o toureiro porque os toiros não estiveram no nível pretendido. Como tenho sido ao longo da minha vida uma pessoa lutadora, entendi como aficionado e como ganadeiro criar toiros bravos essencialmente para a lide apeada. Nem sempre tem sido conforme gostaria, mas na minha modéstia opinião acho que existe um saldo positivo, pois somente há cerca de onze anos, os toiros são selecionados para estas lides.
- Como está a corrida para o dia 5 de Julho em termos de toiros? Apresentação? Linhagens? Faz prognósticos?
- Os toiros escolhidos para o dia 5 de Julho estão nesta data com boa apresentação e espero que sejam bravos na praça e possam dar espetáculo ao público e que o toureiro possa triunfar. Prognósticos não os faço porque entendo que todos os toiros estão no mesmo nível de bravura.
- Pedrito de Portugal pode dar com o seu toureio uma profundidade maior e tirar partido dos toiros como poucos. Que concelhos dá ao matador para os toiros apartados e a serem lidados nesse dia?
- Dar concelhos ao matador Pedrito de Portugal entendo que não o devo fazer porque estou numa vertente contrária que é ser criador de toiros bravos e ele, melhor que ninguém, poderá instruir o tipo de lide que o toiro precise, que possa dá-la para o espectáculo resultar. E que Deus partilhe as sortes.
- O que tem a dizer aos aficionados sobre a corrida de toiros, quer aqui deixar-lhes alguma nota?
- Aos aficionados tenho a dizer que quando se consegue conciliar o binómio de o matador estar a fazer uma lide excepcional e o toiro a corresponder com a sua bravura ao mesmo nível, creio que se obtém o máximo do espectáculo. E o aficionado, o toureiro e o ganadeiro se sentem bastante felizes por as lides resultarem, com a sensação de objectivo atingido.

Fotos Florindo Piteira/cortesia "Toiros & Cultura" e Emílio de Jesus/Arquivo