segunda-feira, 27 de julho de 2015

Paulo Caetano explica ausências no Campo Pequeno

João Moura Caetano na recente Corrida TV/Norte na Póvoa de Varzim, onde ganhou
o prémio para a melhor lide; e, em baixo, Paulo Caetano na sua recente e bilhante
actuação em Portalegre, onde comemorou 35 anos de alternativa


"A empresa do Campo Pequeno tem o direito de gerir como melhor entender a sua temporada e os toureiros têm o direito, também, de gerir da forma que considerarem mais adequada as suas estratégias, a sua imagem e a sua carreira" - palavras do Maestro Paulo Caetano para explicar, solicitado pelo "Farpas", as razões que levaram seu filho, o cavaleiro João Moura Caetano, a não actuar em Lisboa na recente Corrida TV (para a qual estava anunciado desde a apresentação pública dos cartéis) e a recusar o convite da empresa para tourear no próximo dia 6 de Agosto na corrida de homenagem ao emigrante.
"O João tem tido uma temporada absolutamente triunfal, ainda recentemente ganhou no Montijo o prémio para a melhor lide em competição com João Moura Júnior e Marcos Bastinhas e, há dias, o prémio, também para a melhor lide, na Corrida TV/Norte na Póvoa de Varzim. Eu não tive qualquer interferência na decisão, que foi exclusivamente sua, mas concordo plenamente que o João pretenda e considere que é justo ir ao Campo Pequeno num cartel forte e numa noite com garantias de casa cheia. De forma alguma considera que seja fraco ou menos digno o cartel de 6 de Agosto, nem pelos toureiros, nem pelos toiros, que são de sua Avó, Maria Guiomar Moura, mas considerou que merecia mais e por isso não quis ir", acrescenta Paulo Caetano. E esclarece:
"O João não quer, não é isso, só ir ao Campo Pequeno num grande cartel com Pablo Hermoso ou Ventura. Mas considera que deve ir num cartel com força. Por exemplo, com Rui Fernandes e Vitor Ribeiro. Ou, porque não, com Moura Júnior e João Telles, os três que mais se estão a destacar na temporada. O Campo Pequeno é a primeira praça do país e eu próprio defendo que um toureiro não deve ir no primeiro cartel que lhe aparece... as coisas têm que ser ponderadas e bem delineadas, há que saber defender a sua imagem e a sua carreira e foi o que o João fez ao sair do cartel da Corrida TV e ao não aceitar agora integrar o de 6 de Agosto. Mais nada. A temporada ainda não terminou, vai haver, se Deus quiser, muito mais temporadas no Campo Pequeno, a praça não vai sair do sítio e outras oportunidades hão-de surgir, até porque e é importante frisar, o nosso relacionamento com a empresa e com Rui Bento continua a ser óptimo e não saíu minimamente beliscado destas negociações que não chegaram a bom porto. São coisas que acontecem, o próprio Rui Bento é Toureiro e disse ao meu filho que entendia as suas motivações e a sua decisão. Tudo decorreu, de parte a parte, com a maior das cordialidades. Nem poderia ser de outra forma".
E quanto ao facto de também não ir este ano a Lisboa comemorar, como estava previsto, os seus 35 anos de alternativa, esclarece Paulo Caetano:
"Da minha parte, nunca houve qualquer compromisso com a empresa do Campo Pequeno por forma a só comemorar os meus 35 anos de alternativa em Lisboa. Estava, de facto, programado que essa comemoração ocorresse agora em Agosto, mas eu nunca disse à empresa que só o faria no Campo Pequeno. Fi-lo recentemente em Portalegre porque fazia todo o sentido fazê-lo aí, como fazia todo o sentido fazê-lo noutras praças importantes, incluindo a da Moita, na feira. O que aconteceu foi que, depois de se anunciar a corrida de Portalegre, o Rui Bento me disse que a administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Mattemouros Resende, entendera que já não havia razões para ir comemorar os 35 anos de alternativa a Lisboa. Respeito, mas não entendo...".

Fotos Maria João Mil-Homens