segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A Turquia é mesmo Maravilhosa!

Istanbul a nossos pés...
Istanbul, com a Mesquita Azul (a mais famosa da Turquia) como pano de fundo
Capadoccia, uma poesia escrita pela Natureza
Cruzeiro no Bósforo, Istanbul
Estilo Sultão...
Pamukkale e os famosos "Castelos de Algodão"; e, em baixo, na Capadoccia


Miguel Alvarenga - Escolhi estrategicamente uma das semanas mais mornas da temporada, onde não havia corrida no Campo Pequeno (que está a ser, indiscutivelmente, o epicentro de um ano taurino onde tudo de importante tem acontecido e promete continuar a acontecer, começando já pelo mano-a-mano Moura/Telles da próxima quinta-feira) e rumei à Turquia para recarregar baterias e procurar oito dias de descanso (o rebuliço de terra em terra foi tanto, que acho que vou precisar agora de mais uma semanita em qualquer lado para efectivamente descansar...) - sem abrir o computador (que ficou descansadinho em casa) e sem ouvir sequer falar de touradas (execpção que abri apenas num ou dois telefonemas para a terra-mãe a saber como iam as modas...).
Aconselho vivamente aos meus amigos, passe a publicidade, a fazerem exactamente o que eu fiz. O programa "Turquia Maravilhosa" da Agência Abreu é, na verdade, maravilhoso. E a Turquia não o é menos.
Atentados, não houve nem um. Graças a Deus, a Alá, a Maomé ou a quem quer que fosse. A segurança é brutal, não se entra num hotel ou num centro comercial sem passar por um detector de metais, bolsas e mochilas incluídas, como acontece nos aeroportos. Os multibancos têm polícias ao lado a proteger-nos. O povo é afável q.b. e a Turquia é um autêntico berço de civilizações por onde passaram milénios de História. Foi capital dos Impérios Bizantino, Otomano e Romano, é de uma riqueza impressionante (Palácios de Sultões, Mesquitas, monumentais cidades Romanas, um país com uma História sem fim).
A comida não é má, basta haver conta, peso e medida para não enjoar, os hotéis deste programa são todos maravilhosos, de cinco estrelas e alto luxo, o nosso guia Edmar era uma simpatia, as viagens de cidade em cidade são feitas em camionetas da Abreu de excelente comodidade e as paragens foram todas em locais históricos.
Duas noites em Istanbul (antiga capital), uma cidade majestosa e super-europeia, com visitas à Mesquita Azul, à Catedral de Santa Sofia (templo católico majestoso), cruzeiro pelo Bósforo, outra noite em Ankara (a capital), com visita ao monumental mausoléu de Attaturk - o fundador da República Turca em 1921 -, espécie de Vale do Caídos erguido numa coluna da cidade, e depois, visitas à Capadoccia (região conhecida pelos seus belos cavalos e pelas cavernas onde foi filmado o filme "Os Flinstones"), uma verdadeira poesia escrita pela Natureza, aos "Castelos de Algodão" em Pamukkale (as termas preferidas de Cleópatra e Júlio César), ao tempo do profeta Mevlana em Konya, à casa onde viveu os seus últimos dias a Virgem Maria (reconhecida oficialmente pelo Vaticano) em Efeso, a antiga capital do Império Romano. Uma maravilha que aconselho a todos para descansar as cabeças, aliviar o stress de uma intensa temporada e tudo o mais.
A viagem é feita em aviões da Turkish Airlines, nos últimos cinco anos galardoada como a melhor companhia de aviação europeia - o que, só por si, diz tudo.
E assim se passou uma semana longe dos toiros e da confusão das touradas, onde também e segundo me informei, nada de especial se passou - para além da estreia como cavaleira de Sofia Santos Semedo, proventura o caso mais marcante de oito dias marcados por alguns espectáculos em que aconteceu tudo igual ao costume, ou seja, mais do mesmo...
A recta final da temporada arranca esta semana - com o mano-a-mano Moura/Telles da próxima quinta-feira no Campo Pequeno e logo a seguir, um fim-de-semana intenso com corridas em Estremoz e Montemor. A Feira da Moita é hoje apresentada e os principais acontecimentos vão ser o mano-a-mano Padilla/Pedrito (15 de Setembro) e a corrida de quinta-feira, 17, com os Caetanos (Paulo e João) e Ventura. E depois vem a Feira de Outubro em Vila Franca. E o ano chega ao fim. Com o Campo Pequeno e a sua Temporada Sensacional a dominar todas as atenções.

Fotos D.R.