segunda-feira, 28 de setembro de 2015

1970: Forcados de Portugal em histórica digressão pelo México

A histórica formação dos Forcados de Portugal que em 1970 pegou 16 toiros em
pontas em 8 corridas no México. Da esquerda para a direita: Armando Félix, Manuel
Augusto Ramalho, Francisco Chaveiro, Francisco Caldeira, António Maltez, João
Arnoso, Simão Comenda, Ludovino Bacatum (saudoso bandarilheiro e que se fardou
de forcado para ajudar a rapaziada), o cabo Simão Malta e João Cortes


Uma preciosidade que aqui recordamos hoje e que nos chegou pela mão amiga do antigo bandarilheiro e diligente director de corridas Manuel Jacinto, um coleccionador de relíquias que constituem a história da nossa Tauromaquia. Neste caso, a página de uma revista da especialidade que em Abril de 1970 - já lá vão 45 anos - dava conta do regresso, a 22 desse mês, dos Forcados Amadores de Portugal, um grupo comandado por Simão Malta e que desde 25 de Janeiro desse ano se encontrava em digressão pelo México, tendo pegado um total de 16 toiros em pontas e actuado nas praças de Monterrey (em três corridas), Guadalajara (duas), Ciudad Juarez (duas) e Reynosa, obtendo sempre grandes triunfos, como reza a notícia (ao lado).
Integravam este grupo os forcados Simão Malta (cabo), Armando Félix, Manuel Augusto Ramalho, Francisco Chaveiro, Francisco Caldeira, António Maltez, João Arnoso, Simão Comenda e João Cortes. Na foto de cima, está também fardado de forcado o bandarilheiro Ludovino Bacatum, que prestou valiosas ajudas aos valentes rapazes das jaquetas de ramagens.
O sucesso em terras mexicanas ficou bem expresso no cartaz em que se anunciava a repetição dos forcados na praça de Monterrey e que dizia assim: "A pedido do público, repetem-se no domingo em Monterrey os Forcados - espectáculo não apto para cardíacos".
Apesar do grande êxito, a digressão ficaria manchada por graves colhidas de Simão Comenda, Armando Félix e João Cortes.

Fotos D.R.