quinta-feira, 24 de setembro de 2015

4 esperanças do toureio esta noite no Campo Pequeno: "Vamos para triunfar!"

Diogo Peseiro, o valoroso novilheiro da Academia do Campo Pequeno
Parreirita Cigano e Francisco Parreira (foto de baixo) são os cavaleiros da novilhada
desta noite no Campo Pequeno



Francisco Parreira é um dos mais jovens cavaleiros praticantes. Realizou a sua prova de praticante em Maio deste ano, na novilhada da Feira da Ascensão, na Chamusca. Apresentou-se em público como amador, no Montijo, em Fevereiro de 2013. Tem como grandes referências do toureio a cavalo António Ribeiro Telles e João Salgueiro.
"O meu estilo baseia-se nos clássicos, embora procure dar-lhe uma interpretação própria, pessoal", assim se define Francisco Parreira enquanto cavaleiro tauromáquico, encarando a sua apresentação esta noite no Campo Pequeno, como "um enorme desafio, pois o sonho de qualquer toureiro é pisar a arena da primeira praça do país, mas no meu caso a responsabilidade ainda é maior, pois sou cavaleiro e o Campo Pequeno é, justamente, considerada a Catedral Mundial do Toureio a Cavalo".
"Vou lá para triunfar!", conclui o jovem cavaleiro que logo à noite alternará com Parreirita Cigano, outro jovem valor a despontar no panorama tauromáquico português.
Em recentes declarações à revista "Flash", Parreirita Cigano disse, a propósito da novilhada de hoje: "Gostava de fechar a temporada com chave de ouro. Chegar ao Campo Pequeno e 'armar um taco', chegar lá e pôr aquilo tudo doido".
Vem com a ambição de triunfar e promete dar o máximo, embora remeta para o toiro a necessidade de colaborar no desejo do artista. "Ser toureiro significa dar o máximo, mas só quando o toiro sair é que sabemos", conclui o promissor cavaleiro, pupilo do consagrado cavaleiro tauromáquico retirado Manuel Jorge de Oliveira.
A novilhada desta noite no Campo Pequeno conta ainda com a participação do Grupo de Forcados Amadores do Redondo, que comemora 15 anos de actividade, e dos novilheiros portugueses Diogo Peseiro, aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno, triunfador em Portugal e João Silva "Juanito", que esta temporada vem triunfando em Espanha e faz hoje a sua estreia na capital.
Diogo Peseiro registou esta temporada importantes triunfos na Figueira da Foz, Arruda dos Vinhos e Aldeia da Ponte. Na Figueira da Foz, alternou, pela primeira vez com um matador de toiros, o espanhol Sánchez Vara, tendo completado o cartel os cavaleiros Luis Rouxinol e João Moura Júnior. "Foi a minha actuação mais marcante desta temporada, durante a qual estive sempre incluído em carteis de grande qualidade", recorda.
"O compromisso de hoje no Campo Pequeno é da máxima responsabilidade. Vou disposto a  redondear as duas lides, assim os novilhos me ajudem, pois eu estou mentalizado para dar o meu melhor", refere Diogo Peseiro.
"Juanito", aluno da Escola de Toureio de Badajoz, leva cerca de 30 novilhadas sem picadores toureadas esta temporada, em Espanha, com um balanço de 39 orelhas e 3 rabos cortados e o indulto de um novilho da ganadaria portuguesa de Murteira Grave, lidado na sua "encerrona" em Villanueva del Fresno.
"É para mim cumprir um sonho", diz-nos "Juanito", a propósito da sua presença nesta novilhada, acrescentando encará-la com a mesma responsabilidade com que encarou as suas duas actuações em Sevilha, esta temporada.
"A estreia no Campo Pequeno é um dia especial para mim. Vou lá para triunfar, pois quero ser figura do toureio", acrescentou.
Lidam-se esta noite, a partir das 22h00, novilhos das ganadarias Passanha, Maria Guiomar Cortes Moura, David Ribeiro Telles, Varela Crujo, Murteira Grave e Canas Vigouroux.

Fotos D.R., Frederico Henriques, Maria Mil-Homens e Emílio de Jesus