segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Revela o "CM": ganadeiro Falé Filipe apanhado na teia de corrupção na Segurança Social

O famoso ganadeiro Carlos Falé Filipe, em primeiro plano, assistindo a uma corrida
de toiros no Coliseu do Redondo, onde tem a sua propriedade e a sua ganadaria.

Em baixo, a bombástica notícia desta manhã no "Correio da Manhã", que está a
agitar o meio taurino nacional



O jornal "Correio da Manhã" revela na sua edição desta manhã que o conhecido e prestigiado ganadeiro Carlos Falé Filipe é um dos 12 arguidos no processo que evolve dois altos funcionários da Segurança Social do Centro Distrital de Lisboa (Areeiro) que integravam uma rede que, a troco de eventuais subornos, favorecia cidadãos com dívidas à instituição. Segundo a acusação do DIAP, a que o jornal teve acesso, o famoso criador de toiros (um homem de sucesso no meio tauromáquico nacional) devia mais de 81 mil euros à Segurança Social e terá beneficiado de "favores contra as regras" a troco do presumível pagamento de luvas de 5 mil euros, estando agora acusado da prática de 3 crimes de corrupção e um de branqueamento de capitais.
"Ganadeiro corrompe na Segurança Social" é o título da bombástica notícia que ocupa a quase totalidade da página 11 da edição do "Correio da Manhã" e que desde esta manhã está a agitar o meio taurino nacional. Em causa, refere o jornal, "estavam dívidas de três sociedades de Falé Filipe" e "o esquema de corrupção teve intermediários entre o ganadeiro e os dois funcionários da Segurança Social", também arguidos no processo, António Botelho (ex-coordenador do serviço de atendimento do Areeiro) e o seu chefe, Luis Cerqueira, ex-director do núcleo de gestão do cliente do organismo, detido em Março pela Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária.
Entre os intermediários, refere o "CM", está um advogado que em Julho do ano passado proporcionou um encontro entre Cerqueira e Falé Filipe na propriedade do ganadeiro, a Herdade das Covas, no Redondo. O advogado e Luis Cerqueira, prossegue o "CM", "terão tratado das certidões e questões pendentes na Segurança Social, das empresas de Falé Filipe, que ficou de fazer dois pagamentos de 2.500 euros cada".
Segundo ainda o "CM", o advogado e o director da Segurança Social "chegaram a ameaçar o empresário: caso não pagasse inviabilizariam a resolução dos problemas". A primeira transferência de 2.500 euros ocorreu em Setembro de 2016, segundo a acusação a que o jornal teve acesso. "Botelho entrou então em campo e conseguiu um documento único de cobrança para levantamento de uma penhora a uma empresa de Falé Filipe, evitou a cobrança de 20% da dívida e reduziu o valor a pagar por outra empresa. Por estes e outros favores, Falé Filipe entregou-lhe mais 2.500 euros", acrescenta a notícia de hoje do "Correio da Manhã".
Os dois ex-responsáveis da Segurança Social estão suspensos de funções e acusados, entre ambos, da prática de 37 crimes de corrupção (Botelho é acusado de 28 e Cerqueira de 9) e ainda, respectivamente, de 4 e 3 crimes de falsificação.

Foto D.R.