quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

15 anos de alternativa: a temporada brilhante de Ana Batista

Ana Batista participou em 22 festejos no ano em que comemorou o 15º aniversário
da sua alternativa
A cavaleira com o seu marido, Orlando Vicente, ladeados pelos seus apoderados,
os empresários Ricardo e Rui Levesinho
Histórica e memorável actuação de Ana Batista em Outubro no Campo Pequeno,
na corrida de gala à antiga portuguesa de encerramento da Temporada Sensacional

A empresa Tauroleve, que a apodera há três temporadas, faz o balanço da brilhante temporada da cavaleira Ana Batista, que este ano assinalou 15 anos de alternativa e, pode dizer-se, recuperou o fôlego e regressou em força aos primeiros postos do escalafón de cavaleiros nacionais, regressando também às corridas televisionadas, triunfando no Campo Pequeno na noite do fecho da época com uma memorável actuação frente a um excelente toiro Passanha. Eis o balanço:


A temporada que assinalou os 15 anos de alternativa de Ana Batista foi vivida e sentida pela cavaleira de forma muito intensa...
Apoderada há três anos pela empresa Tauroleve (liderada por Ricardo Levesinho), a cavaleira de Salvaterra de Magos cumpriu 22 festejos, entre os meses de Março e Novembro. Em 2015 pisou vários "palcos" importantes e regressou às corridas televisionadas (RTP), actuando no dia 31 de Julho em Idanha-a-Nova e no dia 1 de Outubro na Monumental do Campo Pequeno, onde logrou uma actuação histórica, com um toiro de Passanha, que marcou a sua carreira e, segundo a opinião da crítica e dos aficionados, a temporada lisboeta. Montada no "Conquistador" (ferro João Maia) fez com que aqueles breves minutos se tornassem inesquecíveis. O reconhecimento surgiu também por parte da Tertúlia "Festa Brava", que no final da época distinguiu a cavaleira com uma Menção Honrosa.
No dia 20 de Setembro, Ana Batista comemorou oficialmente 15 anos de alternativa, precisamente, na praça de toiros onde se doutorou: Coruche. A efeméride foi festejada com uma das suas mais completas atuações, com um toiro de Veiga Teixeira, que pesou 690 quilos. De saída com o "Conquistador" e de curtos com o "Roncal" (ferro Lopo Monteiro), Ana Batista eternizou o toureio que a caracteriza.
Outras atuações ficaram na retina dos que tiveram o privilégio de estar nas bancadas, nomeadamente em São Pedro da Cadeira, onde conquistou o prémio para a Melhor Lide, montada no "Altivo" (ferro Manuel António Lopo de Carvalho) de saída e no "Artista" (ferro Pedro Lapa) de curtos, mas ainda em Terrugem, Aldeia da Luz, Alcácer do Sal, Évora, entre outras. Ana Batista voltou novamente a França, onde a 15 de Agosto, actuou na localidade de Saint-Remy-de-Provence, lidando três toiros da ganadaria Fano.
Como vem sendo hábito todos os anos, Ana Batista fez questão de apresentar cavalos novos. Saíu pela primeira vez com o "Solero", no dia 30 de Maio em São Manços; e estreou o "Glamour" (ferro Sociedade das Silveiras) no dia 16 de Agosto em Casével.
Entretanto, a imagem de Ana Batista continua a ser reclamada para eventos de outra natureza. Em Março integrou um colóquio intitulado "Toureio no Feminino" em Azambuja; em Junho participou nas Marchas Populares da sua terra; e no final da temporada fez com a Me Wear uma ambiciosa sessão fotográfica, com vista a dar a conhecer a coleção Outono/Inverno da marca. 
Na imprensa, o nome de Ana Batista voltou a ser tratado com enorme respeito e admiração. No início do ano participou nos programas "Somos Portugal" da TVI e "Portugal em Festa" da SIC; e em Junho foi entrevistada para o Canal Extremadura em Badajoz. Por outro lado, como madrinha da Tertúlia "O Garraio" de Vila Franca de Xira, a cavaleira marcou presença em várias iniciativas.
2015 foi sem dúvida uma temporada especial, enquanto que para 2016 já se vislumbram novos projectos e desafios...

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com e D.R.