sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Cornada atinge coração: bandarilheiro mexicano em perigo de vida

Momento da tragédia, ontem, na Monumental do México e, em baixo,
Maurício Kingston numa foto recente na Monumental de Madrid


É ainda muito grave o estado de saúde do bandarilheiro mexicano Maurício Martínez Kingston (fotos), de 50 anos, vítima de horrorosa cornada ontem na Monumental do México, por baixo da axila esquerda, que penetrou no tórax e atingiu o coração e um pulmão.
O acidente ocorreu durante a lide do quinto toiro, de nome "Sangre Nueva" e que pertencia, como os restantes, à ganadaria de San Marcos, estando a sua lide a cargo do matador Xavier Ocampo.
Maurício Kingston, conhecido como "El Galán", foi sacado do burladero pelo toiro e sofreu a cornada junto às tábuas.
Rapidamente levado para a enfermaria da praça, foi estabilizado pela equipa médica chefiada pelo Dr. Vásquez Bayod e transferido para o Hospital Mocel, na capital mexicana, onde foi operado durante mais de três horas.
Maurício Kingston nasceu na cidade do México em 15 de Março de 1965 e tomou a alternativa de bandarilheiro em Uruapan (Michoacán) em 23 de Dezembro de 1984, numa corrida em que actuaram os matadores Curro Rivera, Mariano Ramos e Francisco Dóddoli com toiros de Santa Marta. Debutou em Las Ventas, Madrid, em 22 de Outubro de 2000, integrando a quadrilha do novilheiro Leopoldo Casasola, chegando em 2003 a fixar residência em Espanha, onde actuou durante algumas temporadas.

Fotos Juan Ángel Sainos/aplausos.es e D.R.