segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Assim se promove a Festa: GFA de Lisboa fez treino público no Campo Pequeno

Público acorreu ontem de manhã às bancadas do Campo Pequeno para
presenciar Treino Público dos Forcados Amadores de Lisboa
José Luis Gomes, antigo cabo, comentando as incidências do treino
Peito feito à tradição, garra e valor: os forcados de amanhã
Os bandarilheiros Joaquim de Oliveira e Cláudio Miguel foram os incansáveis
peões de brega que apoiaram ontem os Forcados Amadores de Lisboa
Momentos de algumas das muitas pegas executadas ontem no Campo Pequeno
Grupo de Forcados Amadores de Lisboa: os elementos de hoje e os de amanhã
Forcados do futuro ao colo de seus pais
Miguel e Ana de Alvarenga presentes, ontem, no Campo Pequeno, no treino
do GFA de Lisboa
O presidente da Tertúlia "Festa Brava", Rui Casqueiro, e sua Mulher, Isabel Nolasco


Era costume noutros tempos a realização de treinos e tentas públicas no Campo Pequeno (como esta, em 1965, cujo cartaz aqui deixamos ao lado), com a presença de grandes figuras do toureiro e que serviam para promover a arte tauromáquica e ensinar. Repare-se nos nomes que aqui se anunciavam, encabeçados pelo grande Manuel dos Santos (já retirado ao tempo, mas empresário da primeira praça do país e promotor destes actos de valorização da Festa) e nos críticos taurinos que comentavam (Niza da Silva, Dr. Salles Gomes e Manuel Azambuja).
Depois, estes eventos cairam em desuso, deixaram de se verificar - até que o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa e a empresa do Campo Pequeno decidiram reactivar a antiga tradição e levaram a efeito no passado domingo (ontem), um Treino Público de Forcados, com entrada gratuíta, na praça lisboeta. A afluência de público foi enorme, prestigiou-se e engrandeceu-se a nobre arte de pegar toiros e a Festa Brava em geral. Todos sairam triunfadores de um jornada que, esperamos, venha a ter repetição.
Ontem sairam à arena algumas vacas e viram-se em praça alguns dos forcados veteranos dos Amadores de Lisboa, a par dos novos valores e da vontade e do querer dos mais novos, que deram azo à sua aficion e ao seu valor, estes fazendo frente à tourinha, mas demonstrando já que nas veias lhes corre o sangue da tradição e do valor de pegar toiros.
As intervenções foram comentadas e explicadas pelo antigo cabo do Grupo de Lisboa, José Luis Gomes e também por seu filho Pedro Maria Gomes, o cabo actual. Os bandarilheiros Joaquim de Oliveira e Cláudio Miguel foram os incansáveis colaboradores da forcadagem, colocando as vacas e coadjuvando a intervenção dos elementos dos Amadores de Lisboa.
Em suma, uma proveitosa manhã na praça do Campo Pequeno, a colher ensinamentos e a prestigiar a arte tão portuguesa de pegar toiros. Assim se promove a Tauromaquia e se fazem novos aficionados. E, já agora, novos forcados!

Fotos Maria Mil-Homens