quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Campo Pequeno: regresso de Salgueiro é a novidade da temporada



O regresso às arenas do genial João Salgueiro (foto ao lado) é a grande novidade da primeira metade da temporada no Campo Pequeno - de que hoje, ao final da tarde, vão ser divulgados os primeiros seis dos treze elencos (doze corridas e uma novilhada) que compõem o abono comemorativo do 10º aniversário da reinauguração da praça.
Salgueiro reaparece na primeira corrida do ano, a 14 de Abril e um dos alternantes será João Ribeiro Telles.
Diego Ventura esteve até ao último fim-de-semana posto no cartel de abertura, mas a sua presença acabou por esfumar-se, por falta de acordo, apesar de Rui Bento continuar apostado em o trazer este ano duas noites a Lisboa - a primeira das quais pode ser a 16 de Junho, a única data da primeira metade da temporada que hoje vai ficar ainda em aberto, sem cartel definido. Numa das suas desejadas presenças no Campo Pequeno, Ventura vai alternar com João Moura Caetano, cuja contratação para voltar a Lisboa (onde não toureou no ano passado) ficou ontem assegurada.
O primeiro elenco de que se falou para a inauguração da época na capital - Rouxinol, Ventura e Marcos Bastinhas - nunca esteve equacionado. A única montagem que esteve sobre a mesa foi a alternativa de João Salgueiro da Costa, apadrinhado por seu Pai, com o testemunho de Ventura - mas essa possibilidade ficou na gaveta por falta de acordo com o novo apoderado do jovem cavaleiro de Valada.
Salgueiro da Costa vai estar no Campo Pequeno este ano a 28 de Julho na corrida de homenagem a Mestre Luis Miguel da Veiga por 50 anos de alternativa - um cartel que mais logo vai ser divulgado na conferência de imprensa da empresa.
Nos seis cartéis que hoje serão anunciados, o Maestro João Moura é o único toureiro com duas presenças já garantidas. Toureia a 19 de Maio, com António Telles e Rui Fernandes, na corrida que assinala os 10 anos da reinauguração do Campo Pequeno e numa outra corrida.
Pablo Hermoso de Mendoza também virá duas noites a Lisboa em 2016. A primeira, a 2 de Junho, com João Moura Júnior e a francesa Lea Vicens (e não Rui Salvador, como também se dissera) e uma segunda vez na primeira semana de Setembro.
Logo, ao final da tarde, haverá grandes novidades e agradáveis surpresas. Rui Bento e a Administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Mattamouros Resende, anunciam os primeiros seis grandes cartéis da temporada depois das 18h00, em conferência de imprensa que decorrerá, como tem acontecido nos anos anteriores, na arena da praça de toiros, seguida de um beberete.

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com