sábado, 27 de fevereiro de 2016

"Finito" e João Telles bordaram o toureio no primeiro festejo do Campo Pequeno

"Finito de Córdoba" e o extraordinário exemplar da ganadaria de Paulo Caetano,
momento de rara beleza e muita arte hoje no Campo Pequeno
Praça bem composta esta tarde no Campo Pequeno, com o público a corresponder
ao apelo de solidariedade da Fundação LVida; em baixo, João Telles, grande
triunfador neste primeiro festejo do ano na capital

Grande ambiente e praça muito bem composta (cerca de dois terços) no festival a favor das crianças moçambicanas apoiadas pela louvável Fundação LVida (presidida por Helena Ribeiro Telles), esta tarde, no primeiro espectáculo (extra-abono) da Temporada Extraordinária do Campo Pequeno.
O matador espanhol Juan Serrano "Finito de Córdoba", a cumprir nesta temporada 25 anos de alternativa, encantou tudo e todos e bordou o toureio frente a um belíssimo exemplar da ganadaria de Paulo Caetano, dando aplaudida volta à arena acompanhado por João Moura Caetano, representando a ganadaria de seu Pai.
A cavalo, foi João Ribeiro Telles (foto ao lado) quem "acabou com o quadro", rubricando uma apoteótica actuação e deixando desde já enorme ambiente para a noite de abertura oficial da época, a 14 de Abril, onde vai ombrear com o regressado João Salgueiro e o espanhol Manuel Manzanares.
António Ribeiro Telles e Manuel Telles Bastos deixaram "pinturas" do seu fantástico classicismo e as três pegas foram executadas pelos grupos de Santarém, de Montemor e de Vila Franca.
Ainda nas lides a pé, Vitor Mendes deu um ar da graça do seu poderio e do seu grande profissionalismo; Juan del Álamo esforçou-se diante de um novilho complicado de Calejo Pires, mas terminou em bom plano; e o promissor Diogo Peseiro evidenciou garra, vontade e atitude.
Lidaram-se novilhos de Ribeiro Telles, Murteira Grave, Luis Rocha, Paulo Caetano, Canas Vigouroux e Calejo Pires (que se estreou na capital) de jogo e apresentação desigual.
O festejo foi muito bem dirigido por Manuel Gama e teve honras de transmissão em directo para Espanha pelo canal Castilla-La Mancha.

Fotos Frederico Henriques/@Campo Pequeno