quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

João Salgueiro: os segredos do regresso às arenas



Joaquim Bastinhas era o único toureiro que, no final da temporada passada, estava na mente de Rui Bento, gestor taurino do Campo Pequeno, para tomar parte na corrida de abertura da Temporada 2016 na praça lisboeta. Paralelamente, a empresa promoveria, oito dias antes da corrida, a exposição evocativa da trajectória do famoso cavaleiro elvense, que já esteve patente noutras localidades do país.
O grave acidente que, infelizmente, sofreu em Setembro e de que ainda se encontra a recuperar, levou o director de Actividades Tauromáquicas da primeira praça do país a procurar "um outro cartel e uma outra ideia" para a inauguração da temporada em que se vão assinalar os 10 anos da reabertura do Campo Pequeno.
Desde o final do ano passado que Rui Bento assediava João Salgueiro (fotos) para que regressasse às arenas, depois de se ter afastado em 2013, com o pretexto de dar a alternativa a seu filho, João Salgueiro da Costa, na primeira corrida oficial de 2016 em Lisboa.
Salgueiro acabou por aceder e o cartel chegou mesmo a estar definido: João Salgueiro, Diego Ventura e a alternativa de Salgueiro da Costa. Só há poucos dias esse elenco ficou inviabilizado: primeiro por a empresa não ter aceite as condições exigidas pelos novos apoderados do jovem Salgueiro da Costa, depois pela também falta de acordo nos pormenores finais a acertar, no último fim-de-semana, com o apoderado de Ventura, Pablo Lozano.
Rui Bento não perdeu a esperança de este ano trazer Diego Ventura a duas corridas a Lisboa, a primeira das quais pode ser a 16 de Junho, mas a presença do rejoneador na corrida de abertura foi chão que deu uvas. João Salgueiro, contudo, permaneceu no cartel. A que se juntou agora João Ribeiro Telles e um terceiro toureiro-surpresa que mais logo será anunciado na conferência de imprensa que a empresa promove na arena da praça para divulgar os seis primeiros elencos da temporada.
A oficialização da contratação de João Salgueiro foi definitivamente consumada ontem, quarta-feira. O genial cavaleiro de Valada vai participar num número reduzido de corridas em 2016 e muito provavelmente a sua temporada vai ser delineada e orientada pelo próprio Rui Bento e por uma equipa coordenada por ele.
João Salgueiro vai estar hoje presente na conferência de imprensa do Campo Pequeno, assinalando desta fez, de uma vez por todas e para que não restem dúvidas, a sua reaparição nas arenas, depois de em 2013 ter surpreendido tudo e todos ao anunciar que se retirava, descontente com a situação que se vivia - e se mantém - no mundo taurino nacional, onde grassa uma enorme falta de profissionalismo.
Na altura, recorde-se, deram grande celeuma as razões invocadas por Salgueiro para se afastar das arenas: tinha saudades dos apoderados bem vestidos nas trincheiras, como Rogério Amaro e Fernando Camacho, bem como dos tempos em que os toureiros conduziam bons carros, se vestiam em bons hotéis e jantavam nos melhores restaurantes. Por outras palavras, João Salgueiro quis dizer que não se queria misturar com a gentinha que hoje em dia pulula no meio taurino. Os tempos não mudaram, estão iguaizinhos. Mas Salgueiro e Bento acreditam que alguma coisa pode acontecer. Que marque a diferença.

Fotos Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens