segunda-feira, 28 de março de 2016

Super-corrida em Cuba (Beja) a 1 de Maio: Mouras e José Soudo (20 anos de alternativa)

10 de Junho de 1976, Corrida da Beneficência em Madrid. João Moura recebido no
Camarote Real de Las Ventas pelos Reis de Espanha, tendo a seu lado, entre
outros, o Maestro "El Viti". O "Niño Prodígio" tinha apenas 16 anos e nascia nesta
tarde a nova forma de tourear a cavalo. Espanha rendeu-se à revolução mourista.
Passam esta temporada 40 anos
José Soudo na tarde da sua alternativa, há 20 anos, na antiga
praça de Évora. Foi apadrinhado por Joaquim Bastinhas,
com o testemunho de João Salgueiro e Francisco Núncio.
No próximo dia 1 de Maio, assinala a data voltando a
tourear em Cuba ao lado de João Moura e seu filho Miguel
Miguel Alvarenga, Armando João Moura e João Moura no restaurante "Adega
de Monte Pedral"
, sábado, em Cuba
A Família Moura este sábado em Cuba, onde terá lugar uma grande corrida de
toiros no próximo dia 1 de Maio
Miguel e Ana de Alvarenga este sábado em Cuba no jantar na "Adega de Monte
Pedral"
; em baixo, o cavaleiro José Soudo (segundo a contar da esquerda), com
João Canena, Ana e Marta Beltrão e Anderson Sousa


Comemorar no Alentejo os 40 anos do arranque da revolução mourista (1976 em Madrid) e ainda o 20º aniversário da alternativa do cavaleiro José Soudo (que se encontra há uns anos retirado) é o objectivo da super-corrida que se vai realizar na vila de Cuba (Beja) no próximo dia 1 de Maio e que reúne em cartel o Maestro João Moura, o próprio José Soudo e ainda Miguel Moura, bem como os Forcados Amadores de Cuba e uma Selecção de Forcados do Alentejo, faltando apenas designar os toiros.
Os últimos retoques numa corrida que promete marcar esta temporada em terras alentejanas foram dados no passado sábado num jantar em Cuba no famoso restaurante "Adega de Monte Pedral", que reuniu, entre outros, os Mouras (João, João Júnior e Miguel), Armando João e seu filho António Moura, Benito Moura e João Ganhão, Miguel e Ana de Alvarenga e José Soudo.
O cavaleiro de Cuba tomou a alternativa há 20 anos na tradicional corrida de S. Pedro na antiga praça de Évora, apadrinhado por Joaquim Bastinhas, com o testemunho de João Salgueiro e Francisco Núncio. O "Calçadinho" foi o mais célebre cavalo da sua quadra, com que alcançou inúmeros triunfos e com que chamou pela primeira vez as atenções, ainda praticante, numa célebre corrida no Campo Pequeno com seis toiros do saudoso ganadeiro Fernando Palha (Quinta da Foz).
João Moura foi o grande impulsionador deste regresso de Soudo para assinalar na sua terra os seus 20 anos de alternativa. José Soudo tem treinado em Monforte com o Maestro e segundo o próprio Moura, "está afinado e em forma para voltar a tourear".
João Moura, por seu turno, assinala este ano o 40º aniversário do arranque da revolução mourista em Madrid. Foi no ano célebre de 1976 que o "Niño Prodígio" chegou à Monumental de las Ventas e deixou a aficion espanhola boqueaberta com uma lide de sonho em que se destacou sobretudo com os famosos cavalos "Ferrolho" e "Importante", era o dia 27 de Maio. Tinha apenas 16 anos e enfrentou um toiro da ganadaria Núncio, sendo consagrado o cavaleiro triunfador de Santo Isidro. Dias depois, a 10 de Junho, foi repetido em Madrid na Corrida da Beneficência, alternando, entre outros, com o afamado matador Santiago Martín "El Viti", cortando duas orelhas a um toiro de Bohórquez e saindo em ombros. Os Reis de Espanha assistem á corrida e D. Juan Carlos, que no final recebeu os toureiros no Camarote Real, torna-se de imediato num dos fãs de honra do menino de Monforte. Que não mais parou e a partir de então revolucionou por completo a arte de tourear a cavalo.
40 anos volvidos, João Moura vai tourear a 1 de Maio em Cuba ao lado de seu filho Miguel e de José Soudo, que na sua terra comemorará nessa corrida os seus 20 anos de alternativa. Uma data para fixar.

Fotos D.R., Luis Azevedo/Estúdio Z e Ana de Alvarenga