segunda-feira, 25 de abril de 2016

Alter do Chão: é hoje o grande "derby" Caetano/Mouras!

A praça de toiros de Alter do Chão, uma das mais carismáticas do Alentejo,
é esta tarde palco da tradicional corrida de 25 de Abril com um histórico
"derby" entre as dinastias Caetano e Moura



Grande ambiente e enorme expectativa rodeiam hoje a tradicional corrida das festas de Alter do Chão (espectáculo com muitos anos de história e que nada tem a ver com a data revolucionária que alguns hoje celebram...) e que é, como acontece há muitas temporadas, uma organização com o selo de seriedade da empresa J.C. Toiros, de Jorge de Carvalho.
O cartel desta tarde - a corrida terá início às 17h00 - constitui um verdadeiro "derby" entre duas das mais afamadas dinastias taurinas nacionais, Caetano e Moura, representadas respectivamente pelos cavaleiros João Moura Caetano e pelos irmãos João Moura Júnior e Miguel Moura (nas fotos de cima). A prometer altíssima competição.
Frente a toiros da prestigiada ganadaria local dos herdeiros do saudoso Rodolfo Proença, estarão em praça, como também manda a tradição nesta corrida, os grupos de forcados de Montemor e de Alter do Chão.
Ao intervalo da corrida, a empresa e os aficionados prestam reconhecida e justíssima homenagem ao grande bandarilheiro de Sousel Amâncio Grilo (foto ao lado), um dos maiores da sua geração, que há 50 anos (25 de Abril de 1966) recebeu a alternativa nesta praça, apadrinhado por António Gregório, com o testemunho dos cavaleiros D. José de Atayde, Pedro Louceiro e José Barahona Núncio e dos Forcados Amadores de Santarém, então comandados pelos histórico Ricardo Rhodes Sérgio.

Fotos José Foles, Maria Mil-Homens, D.R., Florindo Piteira e Emílio de Jesus