quinta-feira, 28 de abril de 2016

Domingo, 1 de Maio: vamos ENCHER Vila Franca!



Grande ambiente, grande corrida e a homenagem merecida! Um grande cartel, o regresso do Concurso de Ganadarias à praça "Palha Blanco", tempo extraordinário e uma corrida para a História - tudo isto motiva a que no próximo domingo, 1 de Maio, todos os caminhos dos aficionados vão dar a Vila Franca de Xira, onde se vai render emotivo e justíssimo tributo à memória de um dos mais emblemáticos e carismáticos ganadeiros nacionais, Fernando Palha (foto de cima), que recentemente nos deixou, mas cuja memória permanece intacta num mundo que ele amava e onde todos o respeitavam como uma das grandes figuras de referência da Tauromaquia.
Lidam-se toiros das ganadarias de David Ribeiro Telles, Branco Núncio, António Silva, Canas Vigouroux, Fernando Palha e Passanha Sobral, que disputarão os prémios bravura e apresentação, atribuídos por um júri composto por representantes das seis divisas.
O cartel é composto pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Manuel Telles Bastos e Francisco Palha (os três da ilustre Família do homenageado) e pelos forcados de Vila Franca e das Caldas da Rainha (grupo onde pegam alguns netos de Fernando Palha), que também disputam o prémio que tem o nome do saudoso João Villaverde e que é atribuído por iniciativa do empresário Paulo Pessoa de Carvalho pelo segundo ano consecutivo. O júri para o troféu que vai eleger o melhor grupo de forcados no domingo em Vila Franca é composto pelos antigos forcados João Bonneville Franco, João Cortes, António Manuel Cardoso, Jorge Faria e Nuno Vinhais.
Vamos encher Vila Franca! - é o mote para a tarde de domingo na "Palha Blanco". Vamos mostrar que as gentes dos toiros, quando toca a reunir e quando alguém merece, ninguém os bate!

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com