sábado, 25 de junho de 2016

Festa outra vez de luto: morreu o cavaleiro José Zúquete

1 de Maio de 1977, a alternativa de José Zúquete em Vila Franca, na praça "Palha
Blanco"
, concedida por Alfredo Conde, vendo-se atrás dois dos cavaleiros
que testemunharam o acto, Emídio Pinto e Gustavo Zenkl
Com Paulo Caetano, a quem o unia uma sólida amizade
Há três anos nas Caldas da Rainha, com Ángel Peralta e João Cortesão
O brinde de seu filho João, na tarde da alternativa, também em Vila Franca
José Zúquete numa das últimas aparições públicas, no ano passado, com seu
irmão António


Menos de uma semana depois da morte de Mestre David Ribeiro Telles, a Festa volta a viver o luto pelo desaparecimento do também cavaleiro de alternativa José Zúquete, de 75 anos, vítima de doença incurável, contra a qual lutou nos últimos anos com a maior das coragens e a mais firme das dignidades.
Conviveu muito de perto com o saudoso José Mestre Batista e integrava um naipe de aficionados da velha guarda que se caracterizava pela grande aficion e pelo apurado conhecimento do cavalo. José Zúquete era um homem de fino trato, um amigo de seu amigo e que deixa já um imenso mar de saudades em todos aqueles que, como nós, tiveram a honra de com ele privar.
Natural de Leiria, José Júlio Estrela da Silveira Zúquete nasceu a 25 de Março de 1941 e estreou-se em público na praça de toiros da Nazaré em 1975.
Recebeu a alternativa na praça de toiros "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, a 1 de Maio de 1977, apadrinhado pelo também saudoso Alfredo Conde, com o testemunho, entre outros, de Gustavo Zenkl e Emídio Pinto. Era engenheiro agrónomo.
Toureou na corrida de inauguração da Monumental de Albufeira, há 34 anos, ao lado dos cavaleiros Ángel Peralta e José Mestre Batista, dos matadores Paco Camino e Fernando dos Santos e dos Forcados Amadores de Beja, comandados por João Caixinha.
Teve também uma passagem pelo mundo da forcadagem, envergando a jaqueta dos Amadores de Santarém. Era pai do também cavaleiro tauromáquico João Zúquete.
As cerimónias fúnebres decorrerão no próximo domingo (amanhã), pelas 15h00, no cemitério de Leiria.
A toda a ilustre Família enlutada, muito em particular a seus filhos, endereçamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.

Fotos João Carlos D'Alvarenga, Emílio de Jesus, Maria Mil Homens e Fernando Clemente