terça-feira, 28 de junho de 2016

Forcados de Turlock brilharam na Ilha Terceira



Grande actuação dos Forcados Amadores de Turlock (fotos) no passado domingo na última corrida da Feira de S. João (Sanjoaninas) em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. O grupo da Califórnia, que este ano comemora o seu 40º aniversário, estando também previsto que assinale a efeméride numa das corridas da segunda metade da temporada do Campo Pequeno, teve nos Açores uma exibição de grande valor, com três pegas executadas por João Salvação, ex-cabo do grupo do ABV de Alcochete e que ali reforçou a formação americana (à quarta), por David Sánchez (à primeira) e por Georgie Martins, futuro cabo do grupo, este num pegão (foto ao lado) ao último toiro da corrida, por muitos eleito como a pega da feira.
Dias antes, os Amadores de Turlock tinham obtido outro memorábel triunfo no Canadá, onde pegaram quatro toiros à primeira tentativa, tendo sido forcados da cara Steve Camboia, Patrick Rocha, Zachary Berberia e Jaimie Guerreiro.
Nesta última corrida das Sanjoaninas, domingo passado em Angra, pegaram ainda os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense por intermédio de Carlos Vieira, Tomás Ortins e João Silva e os maiores triunfos, no que aos cavaleiros diz respeito, couberam a Marcos Bastinhas (que na véspera conquistara o prémio para a melhor lide e é já considerado o grande triunfador de Angra do Heroísmo) e ao local João Pamplona, tendo Gilberto Filipe tido duas lides de mérito também.
Foram lidados quatro toiros de José Albino Fernandes e dois de João Gaspar (primeiro e terceiro), de muito desigual apresentação e jogo distinto, à excepção do sexto, com mobilidade e raça até ao final.
Ao intervalo da corrida, foi descerrada nos corredores da praça uma placa alusiva aos 50 anos da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, a quem a Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo concedeu a Medalha de Mérito Cultural Municipal.

Fotos António Valinho/cortesia GFA de Turlock