quinta-feira, 28 de julho de 2016

Festa de luto pela morte de Fermín Bohórquez Escribano

9 de Outubro de 1993, aos ombros na tarde da sua retirada das arenas, levado
por Leonardo Hernández (pai) e João Moura, vendo-se também à esquerda, na
foto, seu filho, Fermín Bohórquez Domecq
Fermín Bohórquez casou com Mercedes Domecq, de quem teve 6 filhos


O mundo da tauromaquia está de luto pela morte do antigo rejoneador e ganadero Fermín Bohórquez Escribano (fotos), de 82 anos.
Morreu em El Puerto de Santa Maria.
Filho de Fermín Bohórquez Gómez,  criador de gado bravo, e de Soledad Escribano Aguirre, nasceu em Sevilha, mas cedo a família se radicou em Jerez de la Frontera. Esteve sempre ligado ao mundo do toiro e do cavalo, acabando por enveredar pelo toureio a cavalo (rejoneio), sendo uma figura de referência nos anos 60 e 70.
Toureou pela primeira vez em público em 1959 num festival em Ubrique, debutando posteriormente como profissional em Pamplona e debutando em 1962 na Feira de Santo Isidro em Madrid, ciclo onde marcou presença consecutiva ao longo de duas décadas. Outro dos grandes pilares da sua carreira foi a Real Maestranza de Sevilha, onde toureou vinte tardes e cortou nove orelhas, sendo declarado em duas ocasiões, em 1970 e em 1972, o melhor rejoneador da Feira de Abril. Nos a nos 80 e 90 veio reduzindo gradualmente a sua actividade, actuando apenas em ocasiões pontuais, até se retirar definitivamente das arenas numa corrida em Jerez de la Frontera em 9 de Outubro de 1993 e depois de ter participado em mais de 800 corridas de toiros. A partir daí, passou a dedicar-se exclusivamente à ganadaria que leva o seu nome e que foi também uma das suas grandes paixões.
Fermín Bohórquez era casado com Mercedes Domecq Ybarra, de quem teve seis filhos. O mais velho, Fermín Bohórquez Domecq, foi o único que seguiu os passos do pai, retirando-se das arenas no ano passado.
Que em paz descanse.

Fotos D.R.