quinta-feira, 28 de julho de 2016

"Nené" polémico na apresentação da Feira do Toiro em Alcochete

António Manuel Cardoso "Nené" atirou ontem "farpas" à empresa do Campo
Pequeno durante a conferência de imprensa no "Alfoz" em que apresentou os
três super-cartéis da Feira do Toiro-Toiro em Alcochete. A seu lado, Raquel
Prazeres, vereadora da Cultura da Câmara de Alcochete
Na mesa, da esquerda para a direita, o empresário António M. Cardoso "Nené",
Raquel Prazeres (vereadora da Cultura da Câmara de Alcochete), o crítico taurino
Francisco Morgado, Maria Prates (representante dos proprietários da praça de
toiros de Alcochete) e João Salvação (representando o Aposento do Barrete Verde
de Alcochete
, organizador das Festas do Barrete Verde e das Salinas em Alcochete)
Aspecto da assistência ontem no "Alfoz"


"Nené" arriscou, apostou numa fortíssima Feira do Toiro-Toiro e montou três cartéis arrojados e dignos de qualquer primeira praça do país - embora, vá lá a entender-se por quê, a de Alcochete seja de... segunda categoria.
O empresário António Manuel Cardoso "Nené" fez ontem em Alcochete a apresentação oficial da Feira do Toiro-Toiro num acto que teve lugar ao pôr do sol no emblemático restaurante "Alfoz" e a marcaram presença representantes da Comunicação Social e, lamentavelmente, apenas cinco dos catorze cavaleiros que compõem os cartéis, bem como os cabos dos grupos de forcados Amadores de Alcochete, do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, de Vila Franca e repersentantes dos Amadores de Santarém, as quatro formações que pegam nestas três corridas.
A Feira está composta, como manda a tradição, por três corridas, a primeira à tarde (18h00) no domingo, 14 de Agosto e as outras duas nocturnas (22h00) na terça-feira, 16 e na quinta-feira, 18.
Catorze cavaleiros (9 cavaleiros de alternativa, 3 rejoneadores e 2 cavaleiros praticantes) e quatro grupos de forcados enfrentarão nas três corridas 19 toiros e um novilho.
A primeira corrida, no domingo, 14, é o tradicional Concurso de Ganadarias Associadas, este ano em 34ª edição. Os toiros pertencem às ganadarias de Palha, David R. Telles, Passanha, Pinto Barreiros, Canas Vigouroux e Passanha Sobral e o elenco é formado pelos cavaleiros António Ribeiro Telles e João Moura Caetano e o rejoneador espanhol Manuel Manzanares e o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete em solitário, na temporada em que comemoram o seu 45º aniversário.
Na terça-feira, dia 16, lidam-se sete imponentes toiros da temida ganadaria Canas Vigouroux e evoca-se o saudoso forcado vilafranquense Ricardo Silva "Pitó", morto por um toiro há exactamente 14 anos na arena da Arruda dos Vinhos (16 de Agosto de 2002), marcando presença o Grupo de Forcados de Vila Franca, a que pertencia e também o do Aposento do Barrete Verde de Alcochete. Os cavaleiros são Luis Rouxinol, Sónia Matias, Gilberto Filipe, Francisco Palha, Jacobo Botero (rejoneador colombiano), João Salgueiro da Costa e o praticante Luis Rouxinol Júnior.
Finalmente, na quinta-feira, 18, actuam Rui Salvador, Pablo Hermoso de Mendoza (que toureia em Alcochete pela primeira vez), João Ribeiro Telles e ainda o praticante António Prates, que lida no final um novilho de Romão Tenório, depois de recentemente ter obtido um êxito notável nesta praça de Alcochete no Festival da Juventude. Os toiros a lidar são das ganadarias de David R. Telles e Passanha e as pegas estarão a cargo dos Amadores de Santarém e, novamente, dos Amadores do ABV de Alcochete.

Empresário receia "atestado médico" de Hermoso...

Ontem, na conferência de imprensa - em que esteve acompanhado pela vereadora da Cultura da Câmara de Alcochete, Raquel Prazeres; por Maria Prates, representante dos proprietários da praça; e por João Salvação, em representação do Aposento do Barrete Verde, que organiza as Festas do Barrete Verde e das Salinas e ainda pelo crítico taurino Francisco Morgado, que abriu a sessão com breves palavras sobre a importância da Feira de Alcochete - o empresário "Nené" lamentou a ausência de outros toureiros contratados e que não compareceram neste acto e também a ausência de "certas figuras" nos cartéis, algumas das quais "por não ter havido acordo financeiro". No encontro de ontem com os jornalistas, apenas estiveram os cavaleiros António Telles, Rui Salvador, Gilberto Filipe, Francisco Palha e o praticante António Prates.
"Nené" Cardoso lamentou ainda que "uma empresa", que acabou depois por identificar como a do Campo Pequeno, tivesse "tentado prejudicar a Feira de Alcochete", pelo facto de Pablo Hermoso actuar na quinta-feira, 18, data em que a praça de Lisboa assinala o 124º aniversário da sua inauguração. "Nené" acabou por congratular-se com a decisão da empresa do Campo Pequeno em cancelar a corrida que tinha agendado para esse dia. Ao que se sabe, e para manter os compromissos com os seus abonados, a empresa de Lisboa dará uma corrida em Outubro em vez desta de 18 de Agosto.
O empresário referiu que esteve para se dar uma quarta corrida, na qual participaria, segundo apurámos (mas "Nené" não referiu), o matador Pedrito de Portugal, mas que a mesma "ficou em águas de bacalhau". Pedrito também estava "certo" numa outra corrida em Setembro na praça de Évora (igualmente gerida por "Nené") e também já não irá. Diz-se que "certas exigências" impostas pelo toureiro terão "irritado" o empresário e motivado a sua decisão de cancelar essas corridas que estavam previstas com Pedrito em Alcochete e em Évora. Diz-se que o caso pode ainda fazer correr alguma tinta...
Estranho, já no final da conferência de imprensa, foi o facto de o empresário ter dado a entender que receava que Pablo Hermoso de Mendoza pudesse não comparecer, apresentando um alegado atestado médico. "Temos um contrato assinado, por isso, se o fizer, terá que me pagar uma forte indemnização", afirmou António Manuel Cardoso. Questionado pelo "Farpas" se receava esse cenário (o da não comparência de Hermoso de Mendoza na corrida para que está anunciado), "Nené" disse que "não", mas que "pelo sim, pelo não, ficou o aviso dado".
Estranho, não é?...

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com