quarta-feira, 31 de agosto de 2016

D. José João Zoio: 7 anos de saudade



Cumprem-se hoje sete anos sobre a triste data - 30 de Agosto de 2009 - da morte do grande cavaleiro D. José João Zoio, que estava há já vários anos retirado das arenas e nesse mesmo ano, a 23 de Julho, quase um mês antes, se voltara a vestir de toureiro para participar na praça do Campo Pequeno, com os também retirados Luis Miguel da Veiga, Frederico Cunha e Emídio Pinto, na cerimónia de alternativa de Duarte Pinto (foto de cima).
Zoio foi vítima de um ataque cardíaco quando regressava a sua casa, na Praia das Maçãs, vindo de Lisboa, onde estivera precisamente a fazer uns exames médicos. Tinha 59 anos, cumpriria 60 a 1 de Outubro desse mesmo ano.
Foi nos anos 70 e 80 uma das mais destacadas figuras do nosso toureio a cavalo e um dos mais dignos competidores de Mestre Batista e Luis Miguel da Veiga e, mais tarde, de João Moura, Manuel Jorge de OliveiraJoão Telles, Paulo Caetano e todos os jovens que então despontaram. Foi o último cavaleiro a receber a alternativa de Mestre João Núncio, precisamente na corrida em que este comemorou 50 anos de alternativa, em Março de 1973 no Campo Pequeno.
Sete anos de saudade - e aqui fica a nossa singela, mas sentida, homenagem a um dos nossos maiores cavaleiros.

Fotos João Silva/www.solesombra.com e C. Brito/Arquivo