quinta-feira, 27 de outubro de 2016

António de Portugal homenageado amanhã em Vila Franca

Anos 80, Campo Pequeno: António de Portugal e Juan A. Ruiz "Espartaco"
António de Portugal nos anos 80 com a sua quadrilha: Pedro Gonçalves, Dário
Venâncio e o saudoso Jorge Marques
No jardim do Campo Pequeno, há uns bons anos, com os saudosos Alberto
Figueiredo e Alfredo Ovelha, respectivamente, repórter fotográfico e empresário
António de Portugal (à direita, na foto) com o Dr. José Manuel Pires da Costa
numa homenagem recente na Tertúlia Tauromáquica "A Mexicana", em Lisboa


O Clube Taurino Vilafranquense rende amanhã, sexta-feira, homenagem ao matador de toiros António de Portugal durante um jantar na sua sede, em Vila Franca de Xira, a partir das 19h30. Serão convidados especiais o crítico taurino Maurício do Vale e os matadores José Júlio e Parreirita Cigano, com o qual formou recordada parelha nos tempos de novilheiro, na década de 70.
António Manuel Daniel Soares Louro, de seu verdadeiro nome, nasceu no Calhandriz (Vila Franca de Xira) a 25 de Junho de 1953 e cedo se apaixonou pela arte do toureio, debutando como amador no ano de 1972 e tornando-se novilheiro praticante em 1974. Como novilheiro, forma interessante parelha com Parreirita Cigano e juntos actuam em praticamente todas as praças nacionais.
A 7 de Junho de 1976 faz a prova para novilheiro e no ano seguinte, a 7 de Maio, é um dos participantes na gloriosa e sempre recordada corrida de morte na praça "Palha Blanco", ao lado dos matadores José Júlio e Rayito da Venezuela (já falecido). Pouco depois ruma ao México, onde adopta o nome artístico de António de Portugal e onde no ano de 1980 recebe a alternativa de matador de toiros a 6 de Abril na feira de Jerez, apadrinhado por Mariano Ramos com o testemunho de Rafael Gil "Rafaelillo", com toiros da ganadaria de Aurélio Franco.
Referenciado como um toureiro de arte, de entrega e de muita coragem, toureou nos anos 80 e 90 em Portugal e também no México e na Califórnia, onde acabou por se radicar. Actuou pela última vez entre nós no ano de 1995 na praça nortenha de Nave de Haver, a 12 de Agosto, frente a toiros espanhóis de El Canário e alternando com Rui Bento Vasquez. Toureou antes em Macau com Vitor Mendes.

Fotos D.R.