terça-feira, 25 de outubro de 2016

Dança das Praças sem compassos agitados...

- Ora deixa cá ver para quem vai esta praça...
Campo Pequeno: não há comprador, nem voltam as famílias Borges e Goes
Ferreira. Ao contrário do que queriam os meninos do site das invenções, a
equipa Paula Mattamouros/Rui Bento continua de pedra e cal e a preparar em
grande a temporada comemorativa dos 125 anos da praça
O saudoso visionário Zandinga não faria melhores previsões que as do site das
invenções sobre o futuro das nossas praças de toiros... Em baixo, a foto do
jantar de ontem de Rafael Vinhais e "Nené", que tanto alvoroço criou depois
de ter sido publicada na rede social Facebook

Para lá da Moita, a mudança mais importante que se pode neste momento antever, poucas praças de toiros vão mudar de mãos na próxima temporada - ao contrário das previsões (o saudoso Prof. Lesagi Zandinga não faria melhor…) avançadas hoje pelo site das invenções.
Não há comprador para o Campo Pequeno, nem se vaticina o regresso das famílias Borges e Goes Ferreira. O processo de insolvência está longe de chegar ao fim, há recursos a decorrer nos tribunais e por mais que o referido site gostasse que as coisas acontecessem de outra forma, a Drª Paula Mattamouros Resende e a equipa de Tauromaquia liderada por Rui Bento permanecem de pedra e cal e estão já neste momento a planear a grande temporada de 2017 comemorativa do 125º aniversário da nossa primeira praça de toiros… recheada de grandes surpresas, esperem para ver!
Ao contrário também do que alguns quiseram fazer crer, Rafael Vilhais e António Manuel Cardoso “Nené” não vão fazer nenhuma sociedade. A foto publicada hoje no Facebook (ao lado), em que aparecem ambos à mesa, diz apenas respeito a um amistoso jantar ocorrido ontem “por acaso”. Encontraram-se em Alcochete e, conversa puxa conversa, decidiram jantar os dois. A fotografia, propositadamente colocada nas páginas de ambos no Facebook, foi mesmo só “para agitar a malta”, mais nada…
É verdade que terminam este ano os contratos de adjudicação de “Nené” nas praças de Évora e de Alcochete. No primeiro caso (Évora), tudo indica que o empresário seja reconduzido pela família Alfacinha, proprietária da praça. No segundo (Alcochete), há trinta anos que se diz que “Nené” vai sair sempre que o contrato termina e há trinta anos, exceptuando a temporada em que lá esteve Humberto Pardal, que tudo continua como dantes. Por isso, as hipóteses de mudança são nulas. Contactado pelo “Farpas”, o empresário “Nené” limitou-se a dizer: “deixem-nos falar…”.
“Nené” abandonará, aí sim, a praça alentejana de Moura, dados os maus resultados ali obtidos nesta temporada.
Quanto a outras praças e, pelo menos, às mais importantes, haverá poucas alterações - ao contrário do que vaticina o site das invenções. Paulo Pessoa de Carvalho tem mais um ano de opção na “Palha Blanco” e tudo indica que vai permanecer em Vila Franca. João Pedro Bolota mantém-se na Póvoa de Varzim, em Santarém (dois anos de opção mais) e no Montijo com Abel (também com mais dois anos de opção), bem como em Setúbal (aqui, tem contrato por 20 anos). Deixa Estremoz e há, pelo menos, três candidatos: Rafael Vilhais, Rui Palma e Luis Miguel Pombeiro.
A praça da Nazaré, ao que consta, vai continuar nas mãos de Fernando dos Santos, que tem mais dois anos de opção e tem até ao próximo dia 31 para os accionar.
A praça da Arruda dos Vinhos continua a ser gerida pelo Engº Jorge de Carvalho e a do Sobral de Monte Agraço por José Luis Gomes. As das Caldas e de Salvaterra de Magos permanecem nas mãos de Rafael Vilhais, que deverá também manter por mais um ano a de Beja. A de Alcácer segue gerida pela empresa Verdadeira Festa de Vasco Durão e Rui Gato Rodrigues e a da Terrugem (Elvas) continua nas mãos de Luis Miguel Pombeiro.
Paulo Pessoa de Carvalho continua também mais um ano em Almeirim e na Chamusca e a praça da Figueira da Foz pode continuar gerida por Ricardo Levesinho. Rui Bento continua a ser o assessor do Coliseu Figueirense e nada indica que Levesinho deixe de estar à frente da centenária praça. A praça de Alter do Chão continua, como há vinte anos, com Jorge de Carvalho aos comandos.
Encerradas estão as de Portalegre, do Crato, de Nisa, de Alpalhão e a da Barquinha, onde este ano não houve corridas - desconhecendo-se que futuro as espera.
A concurso vão as praças de Coruche (nos últimos anos gerida por Levesinho) e da Moita. Nesta última, muito se disse que viria a ter Rafael Vilhais por inquilino. Mas há agora quem garanta que o “empresário da moda” já terá dito a Bolota que não se intrometerá caso este pretenda recandidatar-se.
Em suma, muita parra e pouquíssima uva no que diz respeito a mudanças de mãos das nossas praças de toiros.
Vamos aguardar e ver quem, afinal, tem razão.

Fotos D.R.