quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Domingo em Évora: Brito Paes na última corrida do ano



António Maria Brito Paes ressurgiu este ano com novo ânimo, nova estrutura e uma vontade férrea de dar por fim o passo em frente que faltava. Triunfou em praças e corridas importantes e no próximo domingo termina a sua campanha actuando em Évora, frente a toiros de verdade da ganadaria Veiga Teixeira naquela que será a última grande corrida do ano. A poucos dias do adeus à época de 2016, Brito Paes fala ao “Farpas”.

- 2016 marcou, a crítica o diz, uma temporada de afirmação. Considera que há hoje um “novo” Brito Paes?
- Sim,  penso que seja verdade que há um “novo” Brito Paes, o caminho de um toureiro é longo e para ser bem feito demora o seu tempo. Ao longo destes anos tenho tentado colmatar as minhas dificuldade como cavaleiro para, caso algum dia, seja "figura", que é esse o meu sonho e objectivo, consiga eu ter alicerces para permanecer nesse estatuto.
- Que razões levaram a que tivesse que passar por tantas etapas até chegar onde finalmente chegou, a um plano superior, consagrado este ano por êxitos em várias praças?
- Porque a minha quadra começa agora a estar madura e completa, embora esta ainda seja bastante nova (cavalos com média de 7 anos). Tenho uma equipa sólida, nomeadamente o meu apoderado Rui Palma, que é uma pessoa da minha inteira confiança tanto a nível pessoal como na forma como anda na Festa. E também começo a sentir que as pessoas estão cada vez mais a acreditar na minha equitação e que pode ser um passo para chegar a figura.
- Terminar a temporada em Évora frente a toiros de verdade e com um cartel deste nível, que significado tem para si?
- Para mim é muito bom participar nesta corrida porque é uma praça importante e com uma aficion entendida. O cartel é de compromisso, com alguma figuras do toureio e com uma ganadaria de prestígio e exigente.  É sem dúvida excelente para mim acabar a temporada em “alta”.
- Que projectos para a próxima temporada?
- Que haja uma maior consolidação, tanto minha como da minha quadra, tendo esta ainda muito para evoluir. Que tenha uma temporada melhor que em 2016, tanto a nível artístico como a nível de cartéis, que as pessoas acreditem em mim, pois vou continuar a evoluir para cumprir o meu sonho que é ser figura do toureio.

Foto Emílio de Jesus