segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Um sábado para a história: Tertúlia "Sol & Moscas" ao jantar com Miguel Alvarenga



Uma nova tertúlia tauromáquica composta por jovens aficionados está a dar brado. É a Tertúlia Tauromáquica "Sol & Moscas" e foi fundada por um grupo de amigos, unidos pelo amor à Festa Brava, em 17 de Agosto de 2015 em São Martinho do Porto, onde grande parte dos seus componentes passam férias.
"Nasceu de uma necessidade de um grupo de amigos aficionados terem vontade de confraternizar, conviver, discutor ideias, promover valores e acima de tudo enaltecer a amizade que têm uns pelos outros, mas sempre tendo presente o tema da Tauromaquia", diz-nos o presidente Carlos Veiga, filho do ilustre ganadeiro Manuel Veiga.
Levar a efeito um jantar mensal, com ou sem um convidado, é um dos propósitos deste grupo de amigos, um pouco à semelhança, "mas sem querer imitar ninguém", do que tem sido feito pela também tetúlia de jovens aficionados que tem o nome do saudoso Zé Maria Cortes.
"Um dos objectivos - explica Carlos Veiga - é conseguirmos desfrutar e aprender com os nossos convidados, ouvir as suas histórias, tanto as mais divertidas, como também aquelas menos felizes, porque o mundo dos toiros é o mundo da glória e da inglória, perceber o que os move, como passam o seu dia-a-dia e também conhecê-los como são fora das arenas e fora do mundo dos toiros".
O cavaleiro António Ribeiro Telles e o seu peão de brega João Ribeiro "Curro" foram, em 26 de Dezembro de 2015, os primeiros convidados da Tertúlia "Sol & Moscas" num animadíssimo jantar que decorreu no restaurante lisboeta "Solta a Franga". O segundo convidado foi Miguel Alvarenga, num jantar que teve lugar no sábado no também rtestaurante lisboeta "Painel Grill" em Alcântara (fotos de cima), o novo espaço do chef Nuno Alvarenga, irmão do director do "Farpas".
Foi "um momento único", afirma Miguel Alvarenga, enaltecendo "este grupo de jovens, muitos deles filhos de amigos meus. forcados de vários grupos e outro simplesmente aficionados, que sabem dar o exemplo de amor e paixão pela Festa, procurando aprender com as histórias dos seus convidados e também eles nos ensinando pela forma apaixonada e apaixonante com que estão no mundo dos toiros e procuram enaltecer e engranceder o espectáculo tauromáquico".
Trocaram-se impressões, quiseram ouvir as opiniões do director do "Farpas", falou-se do actual momento taurino, dos "toiros e... toiros que se vêem nas nossas arenas" e de muitos mais temas relacionados com o panorama tauromáquico.
"No final, saímos todos mais ricos. Eles, porque não me conheciam e passaram a conhecer e a saber o que penso, eu porque estive algumas horas a conviver com um grupo de cerca de vinte jovens amigos e aficionados que querem uma Festa melhor e sabem dar exemplos, sobretudo o da união e da amizade, que tanta falta fazem nos tempos que correm", conclui Miguel Alvarenga.
A tertúlia tem, para já, 21 elementos: Carlos Veiga (presidente), Frederico Pinto BastoJosé Maria Bettencourt, António Calça e Pina, António Vacas de Carvalho, Augusto Calça e Pina, Bernardo Menezes, Bernardo Ortigão Costa, Francisco Bissaya Barreto, João da Câmara, João Megre Pires (autor do logotipo da "Sol & Moscas", reproduzido aqui ao lado), João Villaverde, Lourenço Palha, Manuel Vacas de Carvalho, Martim Afonso Carvalho, Mateus Prieto, Pedro Cabral da Câmara, Salvador Pinto Coelho, Sebastião D'Orey Manoel, Vasco Félix da Costa e Bernardo Dentinho.

Fotos D.R.