segunda-feira, 21 de novembro de 2016

40 anos depois da vigília que agitou Portugal: Guarany homenageado em Maio

Fernando Guarany preparando-se ppara mais uma corrida, aqui ajudado pelo
saudoso moço de espadas Vidal Patrício; e, em baixo, em Maio de 1977 à porta
da praça do Campo Pequeno, dentro de um caixão, reclamando uma oportunidade
para tourear na primeira praça do país

O popular toureiro brasileiro Fernando Guarany (fotos) será homenageado em Maio do próximo ano durante um jantar que está a ser organizado por um grupo de aficionados e amigos, quando se cumpre o 40º aniversário da sua famosa e história vigília de vinte dias e vinte noites à porta da praça do Campo Pequeno, inicialmente dentro de um caixão, reclamando uma oportunidade para tourear na primeira praça do país.
Foi em Maio de 1977 que a aventura de Guarany, como aqui recordámos na semana passada, agitou Lisboa e se estendeu pelo resto do país. Um mês depois, a empresa do Campo Pequeno, então liderada pelo Dr. Manuel Jorge Díez dos Santos, Américo Pena, José Cardal e Dr. Paulo Rodrigues, acabou por contratá-lo e a praça esgotou a lotação.
Com o cachet, milionário para a época, que recebeu nessa corrida, Fernando Guarany abriu um bar que funcionou muitos anos em S. Sebastião da Pedreira, Lisboa e que era, na época, um dos pontos de encontro dos aficonados da Festa Brava.
O jantar, que conta com o apoio do "Farpas" e de que muito em breve serão conhecidos todos os detalhes, pode ter lugar num dos restaurantes da praça de toiros de Lisboa.

Fotos M. Alvarenga e D.R.