segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Empresário que esteve ligado ao meio taurino foi assassinado em Maputo


O empresário Joaquim Cavaco Malagueira, ligado ao ramo do audiovisual e em tempos proprietário de uma praça de toiros portátil e ligado, também, a muitas figuras do meio tauromáquico, foi assasinado em Moçambique na quarta-feira da passada semana, dia 23.
Alentejano, natural de Mourão, Cavaco Malagueira tinha 65 anos e estava radicado em Moçambique há oito anos. Terá sido vítima de um assalto violento em sua casa, em Maputo, perpetrado por três ou quatro indivíduos. O empresário estava morto na banheira, presumindo-se que tenha sido afogado depois de brutalmente espancado.
Os autores do crime ainda não foram capturados, desconhecendo-se também o que levararam durante o assalto. Malagueira era actualmente o maior empresário português a alugar estruturas de palco, sendo proprietário da empresa Soundlight.
A sua praça de toiros portátil chegou a estar instalada em diversas localidades do país nos anos 80, para a realização de corridas de toiros, inclusivamente na Praia da Vitória, na Ilha Terceira, uma praça em que actuaram, à época, grandes figuras do toureio português e espanhol, como Paulo Caetano, Luis Rouxinol, "Niño de la Capea", Dámaso González e Manuel Moreno e os Forcados Lusitanos.

Foto D.R.