segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Recordando o passado com Manuel Moreno...

Recordando o passado com o matador Manuel Moreno, hoje ao almoço,
em Lisboa
Manuel Moreno foi um dos mais finos e artísticos
"muleteros" nacionais
Manuel Moreno com Fernando Guarany e o saudoso
crítico taurino Quito Fernandes; e, em baixo, recebendo
a alternativa em Badajoz em 1985, apadrinhado por
"Antoñete" com o testemunho de "Espartaco"

O recordado matador de toiros Manuel Moreno, na primeira foto de cima, ao almoço, hoje, no restaurante "Apeadeiro", co Campo Pequeno, com Miguel Alvarenga - recordando tempos passados.
"Gitano", nascido em Meda, no distrito da Guarda e que foi um dos mais notáveis "muleteros" portugueses, Manuel Moreno reside em Espanha há vários anos, em Higuera la Real, onde casou e teve filhos.
O antigo matador de toiros é, desde o início da carreira do diestro extremenho Alejandro Talavante, há onze anos, seu vedor de toiros, tendo também estado ligado à empresa Taurodelta, que geriu até este ano a Monumental de Madrid, como vedor de toiros responsável pelas zonas de Andaluzia e Extremadura.
Hoje com 56 anos e o cabelo já grisalho, longe vão os tempos em que pela primeira vez se apresentou na arena do Campo Pequeno, em Junho de 1976, anunciado como "Curro de la Cruz", actuando ao lado dos "espadas" Miguel Alvarenga e Tomás Alarcão naquela que foi, ao tempo, a I Garraiada do CDS em Lisboa, com praça praticamente esgotada...
A apresentação em público de Manuel Moreno ocorreu em Agosto de 1978 na praça de Tomar. Teve como mestres os antigos matadores de toiros José Trincheira, Amadeu dos Anjos e Fernando dos Santos. Este último, apostou forte na arte do jovem toureiro cigano nos anos 80, contratando-o para grandes corridas no tempo em que geriu o Campo Pequeno, nomeadamente ao lado de Figuras como "Antoñete" e também Palomo Linares, entre outros.
23º matador de toiros português, Moreno tomou a alternativa a 22 de Junho de 1985 durante a Feira de San Juan na Monumental de Badajoz, num cartel de luxo: António "Chenel "Antoñete" foi o padrinho e Juan António Ruiz "Espartaco" a testemunha (foto ao lado). Os toiros eram de Los Guateles e o diestro cortou uma orelha ao "Patrero", o toiro do seu doutoramento.
Triunfador em importantes arenas como as de Sevilha (que pisou em três tardes) e a de Madrid, confirmou nesta última a sua alternativa em 18 de Agosto de 1985, três semanas depois da alternativa em Badajoz, apadrinhado por "El Inclusero", com o testemunho de Abelardo Granada.
Manuel Moreno abandonou as arenas no final dos anos 90.

Fotos D.R. e Henrique de Carvalho Dias