sexta-feira, 25 de novembro de 2016

TVE: Palomo Linares em grande destaque amanhã no "Tendido Cero"



O matador de toiros espanhol Sebastián Palomo Linares será amanhã e também no sábado seguinte o grande protagonista do "Tendido Cero", programa de tauromaquia da TVE (televisão espanhola), que pode ser visto em Portugal no canal TVE Internacional.
A grande entrevista a Palomo Linares (na foto ao lado, nos anos 80 na Monumental de Santarém com Miguel Alvarenga) assinala as bodas de ouro da sua alternativa, recebida em Valladolid (Espanha) na tarde de 19 de Maio de 1966, das mãos de Jaime Ostos, com o testemunho de Diego Puerta, cortando as duas orelhas ao toiro "Feíllo" da ganadaria de Salustiano Galache e também as duas ao que lidou em último lugar, saindo apoteoticamente em ombros.
Formou recordada parelha com "El Cordobés" e o seu maior feito histórico foi o corte de um rabo na Monumental de Madrid, feito que nunca mais foi repetido por nenhum toureiro, em 22 de Maio de 1972. O toiro chamava-se "Cigarrón" e era da ganadaria de Atanasio Fernández. Palomo Linares toureava nessa tarde com  Andrés Vásquez e o mexicano Curro Rivera e há 37 anos que não se cortava um rabo em Las Ventas (foto de cima).
No programa "Tendido Cero" de amanhã, grande destaque ainda para a recordação do matador francês "Nimeño II" no 25º aniversário da sua morte, para o ganadero Victorino Martín que acaba de ser distinguido pelo governo espanhol com o honroso Prémio Nacional de Tauromaquia e para uma reportagem numa das oito ganadarias existentes nos Estados Unidos da América, a dos portugueses Irmãos Martins, da Califórnia.

Fotos D.R. e Luis Azevedo/Estúdio Z