quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Loucura em torno de Padilla ontem no Campo Pequeno!

Foto Frederico Henriques/@Campo Pequeno
Dois momentos da apoteótica saída em ombros pela porta grande
de Juan José Padilla no final do jantar de ontem no Campo Pequeno,
onde recebeu o troféu "Farpas"/"Volapié" como grande triunfador
da temporada lisboeta
Manuel Andrade Guerra e Francisco Godinho Cabral: a honrosa presença da
Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I no jantar de ontem no Camo pequeno
Padilla com o seu ídolo, como ele próprio referiu
no seu discurso, o Maestro Vitor Mendes
Padilla com três pilares da empresa do Campo Pequeno: Rui Bento, Manuel
Jacinto e o Dr. Paulo Pereira
"Parreirita Cigano", também galardoado como uma das revelações da temporada
no Campo Pequeno (receberá o troféu a 18 de Janeiro), Padilla e o matador de
toiros António João Ferreira
Padilla com Ernesto Manuel e os alunos da Escola de Toureio de Azambuja
Juan José Padilla com Júlio André e os alunos da Escola de Toureio da Moita,
vendo-se à esquerda, na foto, a promissora novilheira Paula Santos
Joaquín Moreno ("Volapié"), Padilla e Rui Bento
Emoção no reencontro de Padilla com Ricardo Chibanga, a quem brindou uma
lide no Campo Pequeno na sua segunda corrida
Elísio e Cláudia Summavielle, Juan José Padilla, Joaquim Letria, Rui Bento
e Miguel Alvarenga
Numa curta, mas significativa alocução, a administradora do Campo Pequeno,
Drª Paula Resende (ladeada por Joaquín Moreno e Miguel Alvarenga), enalteceu
a importância deste acto e o valor de Juan José Padilla
Miguel Alvarenga no uso da palavra, antes da entrega do troféu a Padilla
O jantar de homenagem a Padilla contou com as honrosas presenças do antigo
secretário de Estado da Cultura e actual director do CCB, Dr. Elísio Summavielle e
de sua Mulher, Cláudia
Dois momentos do emotivo e empolgante discurso de Padilla, depois de receber
o troféu que o consagrou como triunfador da temporada lisboeta
Campo Pequeno ao rubro com a magnífica actuação de Joaquín Moreno e do
seu grupo de Flamenco
Momento da actuação da fadista Diana Vilarinho e, em baixo, Maurício do Vale
no seu emotivo discurso sobre a figura e a carreira de Juan José Padilla


Foi a loucura total, num momento de grande apoteose, quando no final do jantar de ontem no Campo Pequeno, à semelhança do que uma semana antes ocorrera no Club Taurino de Londres, alunos das escolas de toureio levaram Juan José Padilla, uma vez mais, em ombros pela porta grande, precisamente o local onde teve lugar o jantar de homenagem e entrega do troféu "Farpas"/"Volapié" ao matador grande triunfador da temporada lisboeta.
Antes, quando recebeu o prémio no palco, na presença da administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Mattamouros Resende, de Miguel Alvarenga e de Joaquín Moreno, proprietário do "Volapié", Padilla teve emotivas e significativas palavras para agradecer e expressar a importância de receber este galardão, salientando que Lisboa era a praça "onde me faltava tourear", mostrando-se grato e emocionado pelo "carinho com que me recebeu a aficion do Campo Pequeno" e destacando "as maravilhas desta praça, desde a acústica, a música, a sua grandiosidade e a fantástica entrega do público". Simples, humilde, sem vedetismo algum, o novo ídolo da aficion nacional a todos cativou pela sua simpatia, conseguindo a inigualável proeza de reunir em seu torno, nesta homenagem, mais de 150 participantes no jantar. E mais viriam se mais espaço houvesse para os receber.
Durante o seu breve discurso, Padilla congratulou-se com as presenças no jantar do "seu ídolo", o Maestro Vitor Mendes; da grande figura do toureio português, o Maestro Ricardo Chibanga, a que brindou a lide de um toiro na sua última actuação este ano em Lisboa; e do seu "velho amigo" de uma recordada campanha no México, o cavaleiro tauromáquico Jorge d'Almeida.
Momentos antes da entrega do prémio, usou da palavra a Drª Paula Resende para enaltecer este acto, "uma importante jornada para a Festa de Toiros e para o Campo Pequeno", elogiando os inesquecíveis triunfos de Juan José Padilla nesta temporada e salientando a sua presença na corrida de inauguração da próxima, a 6 de Abril do ano que vem.
Miguel Alvarenga, por seu turno, também em breves palavras, congratulou-se pelo decisivo contributo que Padilla deu este ano para o renascimento do toureio a pé e frisou "o exemplo de vida" que o famoso toureiro representa "para todos nós", frisando, contudo, que "não estamos aqui a celebrar um toureiro que perdeu um olho, porque antes do acidente, já Padilla era um grande toureiro. Mas há que aplaudir o seu exemplo de vida, de aficion e de entrega e profissionalismo, ao reaparecer cinco meses depois em Olivença e ao voltar a arriscar a vida, com uma entrega desmedida, em cada tarde. Que Deus te acompanhe sempre, Padilla".
Emocionado, o toureiro subiu depois ao palco e recebeu o prémio, agradecendo-o e manifestando, como antes dissemos, a sua eterna gratidão "à forma carinhosa com que este fantástico público aqui me recebeu".
No início do jantar, o crítico tauromáquico Maurício do Vale (foto ao lado) proferiu também um discurso carregado de emoção e passando em revista a carreira de glória do homenageado. O orador falou em castelhano para que Padilla entendesse todo o seu sentir de grande aficionado e acérrimo defensor do toureio a pé. Maurício do Vale lembrou que os êxitos do matador este ano no Campo Pequeno coincidiram com o aniversário de uma efeméride histórica vivida pelo saudoso Manuel dos Santos no México, equiparando-as em termos de importância e relevante significado para o engrandecimento do toureio a pé.
O jantar - servido pela magnífica equipa do bar "Volapié", onde voltou a reinar a ementa de paella - contou com animação musical a cargo da jovem fadista Diana Vilarinho e do grupo de flamenco de Joaquín Moreno - que apesar de só há poucos anos se ter estabelecido na praça do Campo Pequeno, foi um dos artistas que há dez ano actuou no espectáculo de Filipe La Féria para a reinauguração da praça.
Importantes figuras da vida portuguesa e da tauromaquia nacional marcaram presença neste jantar de ontem, entre as quais o ex-secretário de Estado da Cultura e actual director do Centro Cultural de Belém, Dr. Elísio Summavielle; Joaquim Letria, ainda e sempre uma das grandes referências do jornalismo; e a Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, representada pelo seu presidente Francisco Godinho Cabral e pelo anterior, Andrade Guerra. Pela equipa do Campo Pequeno, além da administradora, acompanhada de seu marido, Rui Oliveira, estiveram presentes o director de Actividades Tauromáquicas, Rui Bento; o Relações Públicas, Dr. Paulo Pereira; e Manuel Jacinto, director da Área Comercial.
Figuras da Tauromaquia também marcaram a sua honrosa presença neste acto, lamentando-se, como infelizmente é costume, a ausência de muitas mais, cuja presença de impunha. Estiveram, entre outros, os matadores de toiros Ricardo Chibanga, Vitor Mendes, Luis "Procuna" e António João Ferreira, os cavaleiros Jorge d'Almeida e seu filho António d'Almeida e ainda Parreirita Cigano (que será o próximo, a 18 de Janeiro, a receber neste mesmo espaço o galardão "Farpas"/"Volapié" como uma das revelações do ano); o bandarilheiro João Ferreira (também galardoado com o prémio como melhor bandarilheiro, que lhe vai ser entregue no mês de Fevereiro em data a anunciar); o antigo cabo dos Forcados de Lisboa, José Luis Gomes; o cabo dos Amadores de Tomar, Marco Fernando; o ganadeiro Carlos Falé Filipe; João Oliveira (filho e sobrinho dos saudosos proprietários da histórica ganadaria de Oliveiras Irmãos); o Dr. Pedro Marques, recém-chegado do México onde acompanhou o apoteótico triunfo de Morante de la Puebla; e vários alunos das escolas de toureio da Moita, de Vila Franca, de Azambuja e da Academia do Campo Pequeno, acompanhados pelos respectivos mestres.
Muitos aficionados e elementos da Comunicação Social taurina, entre os quais Luis Miguel Pombeiro (director do semanário "Olé!"), Joaquim Tapada (cronista do "Correio da Manhã"), Fernanda Rita (site tauródromo.com), Fernando Clemente (site parartemplarmandar.com), Luis Filipe Cochicho (comentador do Canal Extremadura, de Espanha) e os repórteres fotográficos Ricardo Relvas (correspondente do "Farpas" em Espanha), Francisco Romeiras, Frederico Henriques (fotógrafo oficial do C. Pequeno) e Amélia Rainho, entre outros.

Amanhã, não perca, mais fotos deste grande acontecimento: todos os Famosos que marcaram presença.

Fotos Maria Mil-Homens