quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Jantar de ontem no Campo Pequeno voltou a ser um grande êxito

Parreirita Cigano foi ontem agraciado com o Troféu
"Farpas"/"Volapié" como cavaleiro Revelação da
última Temporada no Campo Pequeno. "Melhor
atribuição era impossível"
, sublinhou Andrade Guerra
no seu discurso inicial
Joaquín Moreno, Rui Bento, Pedro Rbeiro (presidente da Câmara do Cartaxo),
Miguel Alvarenga e o cavaleiro Parreirita Cigano
O histórico cornetim José Henriques com Joaquín Moreno, Rui Bento e Miguel
Alvarenga
Joaquín Moreno, Rui Bento e Miguel Alvarenga com a Equipa Médica


Voltou a superar todas as expectativas e foi mais um grande sucesso o jantar que ontem teve lugar na praça de toiros do Campo Pequeno, terceiro dos seis em que o "Farpas" e o Bar Taurino "Volapié", com a amável colaboração da empresa da primeira praça do país, estão a consagrar, desde Novembro, os grande Triunfadores da Temporada lisboeta.
Com a presença de mais de uma centena de aficionados e profissionais (poucos, para variar...) do mundo tauromáquico, ontem foi a vez de distinguir o cavaleiro praticante Parreirita Cigano como grande Revelação do Ano na Catedral do Toureio Nacional.
O jovem toureiro do Cartaxo, filho do matador de toiros Parreirita Cigano (a quem ontem se cantou os Parabéns pelo seus 60º aniversário natalício), recebeu o troféu das mãos de João Ribeiro, presidente da Câmara do Cartaxo, que honrou esta festa com a sua presença, prometendo, num breve discurso final, todo o apoio da sua autarquia à Festa Brava e em particular ao toureiro premiado, "um cavaleiro que emociona sempre que toureia", recordou.
Além da distinção a Parreirita Cigano, foram ontem prestadas merecidas e emotivas homenagens à fantástica Equipa Médica do Campo Pequeno e ao cornetim José Henriques, "um membro da Família Taurina", como bem frisou Manuel Andrade Guerra no seu discurso inicial, em que enalteceu, num brilhante improviso, os primeiros grandes êxitos da ainda curta carreira do cavaleiro Parreirita Cigano, recordando que, como na altura escreveu na revista "Aplausos", foi "colossal" a sua actuação na Corrida de Gala que encerrou no ano transacto a temporada do Campo Pequeno.
Paulo Pereira enalteceu a importância e o excelente desempenho profissional da Equipa Médica da praça do Campo Pequeno num eloquente discurso que foi lido por Rui Bento, dada a ausência do Relações Públicas da primeira praça do país na festa de aniversário de sua filha. Mesmo assim, ao final da noite, Paulo Pereira fez questão de estar presente nesta triunfal iniciativa do "Farpas" e do "Volapié", que uma vez mais foi presidida pela administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Mattamouros Resende.
Sobre o historial do cornetim José Henriques, que este ano cumpre a sua 46ª temporada no Campo Pequeno, falou Rui Bento. Num emotivo improviso, o director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno lembrou o dia em que Henriques, vítima de um acidente, se apresentou na praça para entregar "o capote e a muleta" por não se sentir capaz de prosseguir a sua actividade. Rui Bento lembrou que o encorajou, assim como tantos amigos e que toda essa força o fez voltar, em pleno, na última temporada, retomando o lugar que é seu há quase meio século.
"Obrigado, Campo Pequeno, por todas as alegrias que me proporcionaste", disse José Henriques, sem esconder a emoção, quando usou da palavra depois de Miguel Alvarenga lhe fazer a entrega do diploma (Menção Honrosa) com que o distinguiram o "Farpas" e o "Volapié".
José Henriques agradeceu todo o apoio que recebeu nos momentos difíceis em que pensou não mais poder tocar, recordando o incentivo de Rui Bento e de toda a equipa do Campo Pequeno e lembrando mesmo a atitude do director de corrida Rogério Jóia, que, lembrou, "se deslocou propositadamente a minha casa para me apoiar e me dar força para não desistir".
Miguel Alvarenga salientou depois a "importância" e o "alto profissionalismo" da fantástica Equipa Médica do Campo Pequeno, sublinhando que "sem a sua presença na praça as corridas de toiros não de podem realizar", pelo que "era tempo de alguém se lembrar destes Homens, destes Médicos, e lhes prestar a merecida homenagem e a necessária distinção" que até hoje ninguém se lembrou de lhes fazer.
Com toda a equipa no palco, usou depois da palavra do Dr. Soares Fernandes para agradecer esta honraria, salientando também que "é a primeira vez que alguém se lembra de nos homenagear". A Equipa Médica esteve representada pelos Drs. Soares Fernandes, Gonçalo Moraes Sarmento, Manuel Joaquim, José Carlos Botelheiro e Fernando Moura, aos quais todos os presentes tributaram calorosa ovação.
A fechar a noite, Parrerita Cigano foi galardoado com o Troféu "Farpas"/"Volapié" que o consagra como cavaleiro Revelação da Temporada e agradeceu, emocionado, a presença e o apoio dos presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia do Cartaxo e todo o apoio do seu mestre Manuel Jorge de Oliveira e do seu apoderado João Duarte, manifestando a honra de ter sido distinguido pelo "Farpas" e pelo "Volapié".
Antes de dar a palavra a Pedro Ribeiro, presidente da Câmara do Cartaxo, Miguel Alvarenga fez questão de louvar e aplaudir a presença do autarca no jantar. "Não são muitos os políticos que, sem medo, dão a cara pela nossa Cultura e pela arte tauromáquica, por isso temos que nos congratular e agradecer a sua presença aqui nesta noite. Eu voto em Lisboa, mas nas próximas autárquicas até sou capaz de ir ao Cartaxo para votar em si!", disse.
Abrilhantaram o jantar o famoso Grupo de Flamenco de Joaquín Moreno (que voltou a cantar e a encantar), de que é justo e merecido louvar a actuação dos músicos Ramón Barrera e Pedro Croft (filho do famoso Avô Cantigas) e da bailarina Sofia Abraços. Um espanto.
Do Cartaxo vieram duas parelhas de fandanguistas do Rancho Folclórico local, que deram à noite uma marca típicamente ribatejana dançanco o Fandango - que já merecia ser também Património da Humanidade, depois do Fado e do Cante Alentejano!
Lamentavelmente e como é tristemente tradição, foram poucas (mas boas!) as presenças de personalidades do meio tauromáquico e, sobretudo, de cavaleiros, numa noite em que se homenageou o ginete Revelação da Temporada lisboeta e em que se homenageou a Equipa Médica (nas mãos de quem todos eles estão sempre que actuam em Lisboa) e o histórico cornetim José Henriques.
Marcaram presença dois cavaleiros: Manuel Jorge de Oliveira (mestre de Parreirita) e o praticante David Gomes; os directores de corrida Rogério Jóia, Agostinho Borges e Lourenço Luzio; o antigo bandarilheiro e director de corrida Manuel Jacinto; o bandarilheiro Paco Duarte; o médico veterinário Dr. Jorge Moreira da Silva; a Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I; o antigo cabo dos Forcados do Aposento da Chamusca, Tiago Prestes e também Francisco Mendonça Mira (Amadores de Lisboa), presidente da Tertúlia Zé Maria Cortes; o cabo e o ex-cabo dos Forcados Amadores de Lisboa, Pedro Maria Gomes e seu pai, José Luis Gomes; e a simpática equipa dos emboladores do Campo Pequeno; e no que toca à Imprensa Taurina, esteve Fernanda Rita e a nossa querida companheira Maria João Mil-Homens... voltou a faltar quem devia estar e referimo-nos em particular ao pessoal do canal Campo Pequeno TV que, pelos vistos, continua a servir apenas para nos mostrar touradas de há não sei quantos anos e mais nada... cadê os outros que deveriam ter estado e primaram, como de costume, pela ausência? Lamentável...
O jantar - uma magnífica Paella - voltou a ser servido com o toque de requinte e profissionalismo de todo o simpático e eficiente pessoal do Bar "Volapié".
Mas importa só quem esteve. E importa, sobretudo, sublinhar que este jantar foi mais um enorme sucesso, voltando a superar todas as expectativas. Os cães ladram, a caravana passa. Em êxito. Sempre.

Amanhã não perca todas as fotos de Maria João Mil-Homens de um jantar que voltou a marcar esta época de defeso.

Fotos Maria Mil-Homens