sábado, 14 de janeiro de 2017

Monumental de Badajoz comemora o seu 50º aniversário

Dr. Luis Carlos Franco, Alfredo Liñán e Francisco González, ontem, no acto de
apresentação das comemorações dos 50 anos da Monumental de Badajoz
Programa das conferências que de Janeiro a Junho assinalarão o 50º aniversário
da inauguração da Monumental de Badajoz, que realizou a sua primeira corrida
a 24 de Junho de 1967, presidida pelo então presidente da República de Portugal,
Almirante Américo Thomaz (foto de baixo)


A Monumental de Badajoz comemora este ano o seu 50º aniversário e ontem foram anunciados uma série de actos que durante os próximos seis meses assinalarão a efeméride.
A praça de toiros fronteiriça foi inaugurada a 24 de Junho de 1967 com as presenças do então presidente da República de Portugal, Almirante Américo Thomaz (foto ao lado) e do alcaide de Badajoz, que era ao tempo Emílio García Martín.
Ontem, a Real Sociedad Económica Extremeña de Amigos de Badajoz, anunciou os vários eventos (programa em cima) que levará a efeito, conjuntamente com diferentes entidades públicas e privadas da província, para assinalar os 50 anos da inauguração da Monumental de Badajoz. O acto foi presidido por Alfredo Liñán, presidente da instituição, pelo vogal Francisco Zurrón e pelo sócio Dr. Luis Carlos Franco García, conhecido médico cirurgião e grande aficionado e que é a alma de toda esta ideia.
O objectivo desta iniciativa é comemorar condignamente o cinquentenário da inauguração da praça de toiros Monumental de Badajoz, que o Dr. Carlos Franco classificou como uma "fábrica de sonhos", pois é o local onde todos os dias treinam os jovens alunos, futuros toureiros, da Escola Taurina de Badajoz e também o cenário em que todos os aficionados realizam os seus sonhos de ver toiros ao vivo todos os anos pela Feira de San Juan.
O programa das comemorações integra seis charlas-colóquios que vão decorrer de Janeiro a Junho, para além de outros eventos culturais. A primeira conferência tem lugar no próximo dia 25 e o tema será "A nova praça de toiros de Badajoz e seus cronistas taurinos", contando com a participação de Manuel Barrena Pérez, Juan Franco García, Fernando M. Torres e António Girol García, sendo moderador Juan Bazaga Gazapo. Como as restantes conferências, terá lugar no Salão de Actos da Real Sociedad, na Calle San Juan, 6, em Badajoz.

Fotos M. Alvarenga, badajoztaurina.com e D.R.