quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Rui Bento em grande entrevista hoje ao site mundotoro.com



"Tentar trazer os toureiros mais importantes tanto a cavalo como a pé e se não todos, porque é impossível, tratar de reunir os que triunfaram rotundamente nestes dez anos desde a reinauguração e também à nova geração que tem que formar parte da estrutura de uma temporada que gostaria que fosse de excelência e de sonho" - é este o vaticínio de Rui Bento (em cima e ao lado, com Padilla) para a temporada do 125º aniversário da praça do Campo Pequeno, expresso numa grande entrevista ao site mundotoro.com e que tem hoje honras de "primeira página" a abrir o famoso portal taurino espanhol.
E acrescenta:
"Em 1999 o Campo Pequeno estava a ponto de se deteriorar e para assegurar o futuro dos toiros em Lisboa fez-se uma obra espectacular de reestruturação. A partir daí, tentou-se, ante a adversidade de uma sociedade demasiado globalizada em que os anti-taurinos atacam, colocar a praça ao nível em que está agora mesmo. Por isso, queremos que o 125º aniversário se faça com o esforço máximo por parte de todos para elevar ao ponto mais alto que seja possível uma praça histórica que possui uma arquitectura e uma expressão artística únicas no mundo".
E sobre o facto de os últimos dez anos de tauromaquia em Lisboa terem sido realizados dobre a sua batuta, diz Rui Bento, o director de Actividades Tauromáquicas da Catedral do Toureio Nacional:
"Não serei a pessoa mais adequada para falar, mas sinto-me orgulhoso por duas coisas: no próxiomo dia 30 de Junho faz 35 anos que me vesti pela primeira vez de luces e curiosamente foi no Campo Pequeno, sendo triunfador ex-aequo com José Luis Gonçalves do concurso À Procura de Novos Toureiros do ano de 1982. Por isso, depois da obra tão espectacular e tão fantástica que se fez no Campo Pequeno, para mim foi uma honra, uma satisfação e uma grande responsabilidade que me chamassem para gerir a primeira praça do país. No final destes dez anos, não fica bem que eu o diga, mas creio que com o apoio da Imprensa, de toureiros, ganadeiros e desde estes 35 anos que tenho como profissional, creio que o Campo Pequeno está no seu momento mais alto porque está na boca do mundo taurino. É uma praça de referência, porque aqui pode-se ver o torueio equestre mais clássico de sempre, vêm as principais figuras de Espanha e do mundo, junto com as asprincipais figuras e cavaleiros portugueses, a marcar a sua posição de liderança total e a figura do forcado tem o reconhecimento unânime. Esse é um dos triunfos destes anos, a presença do público jovem vai crescendo cada vez mais e sobretudo o sentimento de que as grandes figuras do toureio a pé disseram de novo 'sim' a tourear em Portugal, apesar da falta da sorte de varas e da morte do toiro. Isso faz-me sentir muito orgulhoso e é fruto de um trabalho tanto meu, como de quem tem trabalhado comigo ao longo destas últimas onze temporadas. Graças a todos eles, ao seu empenho, à sua entrega e à minha, posso dizer que o Campo Pequeno é hoje uma praça muito apetecível para a principais figuras mundiais do toureio".
Rui Bento destaca ainda a "enorme importância" da última temporada, a do 10º aniversário da reinauguração da praça:
"Pelo impacto sociocultural que teve, em conjunto foi, talvez, o ano mais redondo, porque tivemos 120 dias de ocupação entre todos os eventos programados. Foi o ano de maior impacto. E a nível taurino houve uma continuidade da temporada anterior, que foi de explosão total com triunfos apoteóticos. Artisticamente houve um nível muito alto, apesar de no início da temporada ter havido o Europeu de Futebol que a nível de público afectou três ou quatro festejos que coincidiram com as fases em que Portugal ia passando às fases eliminatórias. Dou um dado: ainda que não haja cartéis anunciados e apenas se saiba que Padilla abrirá a temporada, já 85% dos abonados disseram que sim à renovação. Basta anunciar um artista na primeira corrida para que oficionado dê o seu ok. Esse é o melhor indicador de que as coisas vão por muito bom caminho".
Em suma, uma grande entrevista de Rui Bento onde transparece a esperança e a certeza de que 2017 será, outra vez, um grande ano de toiros na primeira praça de Portugal. Pode ler a entrevista completa em www.mundotoro.com

Fotos mundotoro.com e Emílio de Jesus