sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Se os outros calam... contamos nós!

"Por aqui, no mundo da tauromaquia, tá tudo porreiro, pá!"
"Sabias que foi o Alvarenga que fez com que o 'Nené" não perdesse a praça
de Alcochete?". "Não me lo digas, filha... esse Alvarenga é o quinto poder!"
A foto publicada pelo site touroeouro que está a agitar as relações de "Nené"
e João Telles... Só faltou a foto de um outro (mais importante) jantarinho na
semana passada e que juntou à mesma mesinha o mesmo Rafael Vilhais com
Diego Ventura, Rui Bento e a Drª Paula Resende...
"Nené" ainda hoje está para ver como seria possível esse mano-a-mano
Ventura/João Telles que Rafael Vilhais anunciou para Coruche se ganhasse a
praça...
Peseiro e Barata Gomes terão tido alguma coisa a ver com a vitória do ilustre
desconhecido Alfredo Tomás no concurso de adjudicação da praça de toiros
de Coruche? Há quem diga que sim, eles dizem que não, mas diz-se tanta coisa
que alguma há-de ser verdade...


Um empresário espanhol foi condenado por um Tribunal de Sevilha a dois anos de prisão - suspensos por quatro anos, desde que não volte a repetir a “graça” - por falta de pagamentos a um rejoneador (41.878 euros) e a um matador (77.841 euros) a quem contratou para várias praças no ano de 2008, esquecendo-se de liquidar os honorários. Agora, imaginem se em terras de Portugal os toureiros também se lembrassem de pôr em Tribunal quem lhes ficou a dever dinheiro…

A querida Solange deu à estampa nos seus segredinhos, onde os alvos continuam sempre a ser os mesmos (há que diversificar, menina!) uma foto em que surgem à mesa João Ribeiro Telles, Manuel Paim e Alegrete com… Rafael Vilhais e “Chalana” Marques (que antes era mais Bolota e agora parece ser mais Vilhais…). “Uma imagem vale mais que mil palavras”, escreve a Solange. E dá a entender - para bom entendedor, meia palavra bastou sempre… - a possibilidade de uma transferência de Telles... de “Nené” para Rafael

O nosso “Nené” garante que não viu, porque não visita o site em causa… Mas, pelo sim, pelo não, gracejou: “Ai é? Então quem quiser contratar o ‘Ginja’… que fale com esses senhores que estão à mesa com ele…”.

Ainda nos segredinhos, sentencia a Solange que fui eu quem “deu” a praça de Alcochete ao “Nené”. Havia mais dois pretendentes (Vilhais e Bolota, diz-se), mas “uma campanha” ao melhor estilo das que se fazem no mundo da política e que, reconhece, deu bons resultados, terá feito recuar os “intrusos” e manteve a praça nas mãos de “Nené”. Já falei ao “Nené” a dizer-lhe que “me deve” a praça de Alcochete “Então é tua também! Tens aqui a chave, no caso de lá quereres ir já dormir hoje…”, gracejou…

A propósito: Rafael Vilhais, na proposta que apresentou quando se candidatou à praça de Coruche, anunciou para 17 de Agosto um mano-a-mano Ventura/João Telles. E houve muito boa gente que ficou intrigada, lembrando-se de que há dois anos houve aquela zaragata entre os Venturas e os Telles numa célebre corrida em Alcochete e o “furacão” decretara que nunca mais actuaria com nenhum Telles

O (até ver…) apoderado de João Telles, “Nené”, garantiu-me que não foi visto nem achado e muito menos contactado por Vilhais para esse mano-a-mano, que desconhecia por completo… Vá-se lá a perceber estas coisinhas…

Já agora: sempre tão perspicaz a publicar na sua página do Facebook as fotos das personalidades com quem almoça ou janta, porque razão o “empresário da moda” não terá feito qualquer referência (calminha e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém…) ao repasto realizado na semana passada, onde esteve presente, com Diego Ventura, Rui Bento e a Drª Paula Resende?…

Pois é. Já houve conversações (ao que sei, favoráveis) ao mais alto nível para que Ventura regresse este ano ao Campo Pequeno. Está tudo bem encaminhado, falta agora prosseguir as negociações com os Lozano, os apoderados de Diego

E diz-se mesmo que o cartel de inauguração da Temporada dos 125 anos do Campo Pequeno, onde já está certo Padilla, se mantém pendente dessas conversações…

Roca Rey (e não Padilla, como estava inicialmente previsto) deverá actuar na corrida da Feira de Maio na Moita. Rafael Vilhais inova com um cartel misto, por forma a recuperar de uma vez por todas uma data que estava “morta” no calendário taurino nacional…

Não há meio de vir a público o cartel do Festival Taurino que a Protoiro promove a 18 de Fevereiro no Campo Pequeno. Diz-se que terá havido alguma precipitação no anúncio dos cavaleiros que iriam actuar e que estão em marcha altas modificações no elenco…

De algumas bandas, já surgiram, como não podia deixar de ser, as críticas ao facto de a Protoiro ter dado ao dia taurino que promoverá no Campo Pequeno em 18 de Fevereiro o nome (estrangeiro) de BullFest… Eu, por mim, não tenho críticas a fazer. Há que inovar e esta rapaziada dos toiros não pode andar eternamente agarrada ao passado. Agora, os grandes eventos, podem ter nome internacional… qual é o mal? Francamente, é preso por ter cão e preso por o não ter. Se é tudo à antiga é porque é tudo à antiga, se se inova, é porque deveria continuar à antiga. Práfrentex é que é o caminho, viva o BullFest!…

Para o Festival da Rádio Campanário em Vila Viçosa (11 de Março) já há nomes. Rui Fernandes, o espanhol Leonardo Hernández e João Moura Júnior já estarão confirmados. A mexicana Mónica Serrano (que chega a Portugal no final deste mês) também deverá integrar o cartel. E há mais novidades prestes a sair…

Falta só um cavaleiro para rematar o elenco do Festival de sábado de Páscoa em Serpa. Já estão anunciados Luis Rouxinol e Filipe Gonçalves, os matadores “El Cid”, David Galván e Manuel Dias Gomes e os forcados de Cascais e de Beja. A organização está à espera do “sim” de Rui Bento para que entre João Moura Júnior, mas…

Ricardo Levesinho deverá ser reconduzido à frente dos destinos da praça de toiros da Figueira da Foz… onde já se perfilavam alguns candidatos “de peso”

Por morrer uma andorinha, nunca acabou a Primavera. E este deverá ser em 2017 o lema de João Pedro Bolota. “Traído” na Moita e ainda com "contas por ajustar", diz-se, com o ex-amigo Vilhais, tentou ficar com Coruche. Mas nem precisava. Se se aplicar em força nas (boas) praças que tem, Santarém, Montijo e Setúbal, terá matéria de sobra para voltar a brilhar

Deu que falar (com razões para isso) a conquista da Monumental de Coruche por um “empresário” até aqui desconhecido, o antigo forcado do grupo local Alfredo Tomás, que ofereceu uma “barbaridade” pelo aluguer, muito acima das ofertas dos outros empresários. Diz-se por aí que conta com os apoios de José Peseiro e do antigo (e bom) empresário António Manuel Barata Gomes. Mas eles desmentem…

Algum sururu no seio da Associação de Forcados depois de a praça de toiros do Cartaxo ter ficado entregue ao grupo de forcados local, que não é associado e, por isso, “não pode” contratar grupos de forcados da ANGF. Como tudo se pode contornar, diz-se que o grupo vai delegar num empresário, fazendo uma parceria e “fica por trás” sem dar a cara na hora das contratações. Mesmo assim… a coisa ainda pode dar que falar…

Há também alguma agitação na Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, onde cresce alguma contestação ao presidente Paulo Pessoa de Carvalho… a quem alguns estão danados para “fazer a folhinha”. Será?…

Incógnita na praça de toiros de Moura. Uns dizem que pode voltar Vasco Durão. Outros vaticinam que Rui Palma (Vilhais) pode ser o novo empresário…

António Nunes, apoderado de Sónia Matias, pode surpreender no início desta temporada com uma nova toureira

Rui Bento e Diogo Malafaia continuam a ver toiros no campo. No plano ganadeiro, a Temporada do Campo Pequeno já vai adiantada…

João Ribeiro Telles pode fazer este ano a confirmação da sua alternativa em Madrid na Feira de Santo Isidro. Certame que pode este ano ter mais corridas de rejoneio que o habitual e onde é certa também a presença de João Moura Júnior...

Há mais novidades, amigos meus… mas não pode ser tudo de uma vez. Um Bom Ano para vocelências…

Fotos D.R,. Emílio de Jesus, @touroeouro