terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Bullfest: mais de 13 mil pessoas passaram pelo Campo Pequeno



A marca Touradas e a Federação Protoiro fazem em comunciado o balanço do enorme sucesso que constituiu o Festival Bullfest no último sábado no Campo Pequeno e anunciam que o evento se repetirá em 2018 com muitas novidades:

A primeira edição do Bullfest realizou-se este fim-de-semana no Campo Pequeno. Ao longo do dia de sábado, passaram pelo Campo Pequeno mais de 13 mil visitantes, contribuindo para um grande ambiente de festa e animação.
O Bullfest é um novo festival de cultura que cruza o contemporâneo, o popular e o urbano. Abriu o Campo Pequeno a muitos curiosos e a muitas pessoas que nunca tinham cruzado o portão principal deste imponente monumento de Lisboa.
O Salão Nobre da Praça revelou-se pequeno para tantas pessoas, levando a duas sessões extra do documentário “Torrinha”, sobre a herança cultural de Mestre David Ribeiro Telles. Foram muitos os que se deslocaram para ouvir José da Câmara, Matilde Cid e Beatriz Felizardo, respectivamente um nome consagrado e dois nomes da nova vaga de grandes fadistas, a justificar plenamente a classificação de Património Mundial da Humanidade num concerto intimista e irrepetível. O Cante Alentejano, outra forma musical portuguesa reconhecida mundialmente, chamou também os amantes da música ao festival, trazendo a voz do Alentejo à calçada de Lisboa. Lá dentro, na arena, enquanto Vile pintava uma tela de homenagem ao património cultural presente no evento, muitos viram pela primeira vez o que é realmente a cultura tauromáquica: uma mistura de valores com arte, a que toda a gente pode aderir.
O dia foi especialmente festivo para as famílias, com centenas de crianças a aproveitar os espaços infantis. A arena insuflável foi muito procurada por crianças de todas as idades. Para muitas, conhecer o teatro de marionetas português - os chamados D. Robertos - foi uma grande descoberta.
No final da tarde, o festival taurino encerrou o dia com a presença de grandes nomes, entre cavaleiros, matadores, forcados e recortadores: Rui Salvador/Manuel Manzanares; Luís Rouxinol/Filipe Gonçalves; António Brito Paes/Francisco Palha. Na lide a pé, "El Fandi", António João Ferreira e Manuel Dias Gomes. As pegas foram entregues a uma selecção de 36 cabos de vários grupos liderados pelo cabo dos Amadores de Santarém, João Grave. Os recortadores da "Arte Lusa" entusiasmaram a casa com frequentes aplausos.
A grande presença de turistas estrangeiros comprovou este espírito de abertura, com um enorme interesse pela cultura portuguesa nas suas várias dimensões. Este interesse foi ainda confirmado pela repercussão mediática nacional e internacional, com o canal público chinês a acompanhar o evento.  A noite terminou com casa cheia no "Lust in Rio", num espectacular final para um dia de entusiasmo.
A marca Touradas, organizadora do evento, agradece aos milhares de visitantes, aos diversos parceiros que apostaram no evento e a todos os artistas e colaboradores que de forma generosa contribuíram para que este novo festival pudesse nascer. 2017 foi o ano de arranque, a organização está já a começar a pensar na próxima edição, com muitas novidades. Vemo-nos lá!

Touradas/Federação Protoiro

Fotos D.R./@Touradas