segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Funeral de Luis Cruz amanhã em Cabeça Gorda


Depois de esta manhã ter sido autopsiado no Hospital Distrital de Beja, o corpo do malogrado cavaleiro tauromáquico Luis Cruz (51 anos) vai hoje, pelas 16 horas, para a Casa Mortuária de Cabeça Gorda (Beja), de onde era natural e onde nasceu a 23 de Abril de 1965. As cerimónias fúnebres terão lugar amanhã de manhã, após missa às 10 horas, sendo depois sepultado no cemitério local. Luis Cruz morreu no sábado, vítima de acidente com um tractor, na Herdade do Estraga, em Vale de Rossins, na freguesia de Salvada.
Recebeu a alternativa a 10 de Agosto de 1988 na praça de toiros de Beja, apadrinhado por João Moura, com o testemunho de Joaquim Bastinhas, pertencendo os toiros à ganadaria de Cabral Ascensão. Entre 1992 e 1997 baseou a sua carreira em arenas de Espanha, retirando-se das arenas no ano de 1998, passando a dedicar-se à agricultura e ao ensino de cavalos de toureio.  Mais recentemente, em sociedade com José Luis Zambujeira, antigo cabo dos Forcados de Cascais e com o cavaleiro Tito Semedo, adquirira uma praça de toiros portátil e dedicava-se à actividade empresarial.
Há oito anos, a 14 de Agosto de 2009, toureou pela última vez numa corrida efectuada em Cabeça Gorda em sua homenagem, onde alternou com Joaquim Bastinhas, Tito Semedo, Marcos Bastinhas e os então praticantes Joana Andrade e Tomás Pinto, com toiros de Condessa de Sobral, demonstrando estar em forma.
Divorciado, tinha uma filha de 18 anos. A toda a Família enlutada, a equipa "Farpas" apresenta as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.

Foto D.R.