sexta-feira, 17 de março de 2017

Cartel de Luxo em Colóquio amanhã em Póvoa e Meadas (Portalegre)

Maestro Paulo Caetano, uma das maiores Figuras do toureio equestre
Rui Bento, matador de toiros e actual gestor taurino do Campo Pequeno
António José Zuzarte, antigo cabo do GFA de Montemor
O ganadeiro Francisco Romão Tenório e sua Mulher, Dª Margarida
Os jornalistas Miguel Alvarenga e Hugo Teixeira


Um verdadeiro Cartel de Luxo amanhã, sábado, a partir das 11 horas, no Colóquio que vai ter lugar no Salão Paroquial de Póvoa e Meadas (Portalegre), inserido no Dia de Tributo à Tauromaquia, uma louvável iniciativa do Centro Intrepretativo Tauromáquico de Monforte e da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas.
Com moderação a cargo do jornalista Hugo Teixeira (que faz hoje a sua esperada reaparição, após dois anos afastado das lides taurinas), serão intervenientes o cavaleiro Paulo Caetano, o matador de toiros Rui Bento (actual gestor taurino do Campo Pequeno e apoderado), o forcado António José Zuzarte (glória das arenas e antigo cabo do GFA de Montemor), o ilustre ganadeiro Francisco Romão Tenório e o jornalista Miguel Alvarenga, director do "Farpas". A não perder.
A manhã de sábado começa em Póvoa e Meadas com a actuação da Banda da Sociedade Recreativa e Musical daquela localidade. Depois do Colóquio haverá um almoço na praça de toiros local (javali no espeto) oferecido pela Junta de Freguesia e pelas 15h30, também na praça, teremos demonstrações de toureio a cavalo e a pé e de pegas, a cargo, respectivamente, do cavaleiro amador Pedro Afonso (pupilo do Maestro Paulo Caetano), dos alunos da Escola de Toureio de Azambuja (dirigida pelo bandarilheiro Ernesto Manuel) e do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre.
No Salão Paroquial está patente uma Exposição de Fotografia Taurina da nossa companheira Maria João Mil-Homens e também uma exposição com o espólio do cavaleiro João Carlos Folgado e do bandarilheiro José Terrinca, dois toureiros locais que durante a tarde serão homenageados.

Fotos Emílio de Jesus, Maria Mil-Homens, Frederico Henriques e D.R.