segunda-feira, 27 de março de 2017

Polémica na ANGF: Bolota ilibado da acusação de Salvação




João Pedro Bolota (foto da direita) saíu ilibado e fora de qualquer suspeita da acusação que lhe foi feita por João Salvação (ex-cabo do Grupo de Forcados do ABV de Alcochete, na foto da esquerda) na última Assembleia-Geral da Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF), realizada na última quinta-feira na sede do Aposento do Barrete Verde em Alcochete.
Salvação acusava o empresário e ex-cabo dos Forcados Amadores de Alcochete de ter exigido a avultada verba de 15 mil euros (inicialmente, falara de 1.500 euros...) ao Grupo de Forcados Amadores de Turlock (Califórnia) para serem contratados pela sua organização empresarial Aplaudir.
Durante a reunião magna dos forcados, João Salvação, inclusivé e segundo o comunicado final da ANGF, "telefonou para uma testemunha que terá ouvido a conversa em causa por esta ter sido colocada em alta voz e, dessa mesma forma, informou essa mesma testemunha que estava também em alta voz, tendo a testemunha confirmado a denúncia da situação em causa".
João Pedro Bolota estava a jogar às cartas na sede do GFA de Alcochete e foi chamado ao Aposento do Barrete Verde para esclarecer esta trapalhada, tendo jurado que "nunca solicitou pagamentos como contrapartida para um Grupo de Forcados pegar para a sua empresa".
Perguntado aos Grupos de Forcados associados na ANGF, cujos cabos ali marcavam presença, se alguma vez o empresário Bolota lhes tinha solicitado o pagamento de algum valor como contrapartida para que estes pegassem para a sua empresa e atendendo a que não se registou "nenhuma resposta afirmativa", a situação não evoluiu da denúncia anteriormente referida e a ANGF deu o caso por "encerrado", caindo em saco roto toda a agitação causada desde há um ano pela celeuma levantada por João Salvação.
Embora não associado na ANGF, o Grupo de Forcados de Turlock (Califórnia) tem pegado corridas em Portugal e inclusivamente no ano passado foi o grande vencedor do Concurso de Pegas no Campo Pequeno, praça a que regressará nesta temporada. Esta excepção, uma vez que os grupos não associados não podem alternar com grupos associados, deve-se ao estatuto especial de que goza o Grupo de Turlock por ser um grupo de forcados estrangeiro, a que não é exigida a associação na ANGF.

Fotos Maria Mil-Homens e Miguel Alvarenga