segunda-feira, 17 de abril de 2017

Apoteótico arranque de temporada de Moura Caetano com Jesulín em Espanha

"Mano-a-mano" de vedetas - Jesulín de Ubrique e Moura Caetano - encheu ontem
a praça portátil instalada em La Garrovilla (Badajoz)
João Moura Caetano esteve ontem ao mais alto nível em La Garrovilla, cortando
quatro merecidas orelhas. Faltou o rabo, que o público pediu e o presidente
negou... Caetano na foto acompanhado pela sua quadrilha de bandarilheiros,

Paco Duarte, Sérgio Santos "Parrita" e Pedro Paulino "China"
Público feminino ainda vibra e delira com Jesulín de Ubrique
Os anos passam, a técnica e o valor de Jesulín de Ubrique permanecem
inalteráveis. Foi premiado com três orelhas e um rabo 


Miguel Alvarenga - João Moura Caetano teve ontem em La Garrovilla (Badajoz) no festival misto que ali se celebrou um apoteótico arranque da sua 11ª temporada como cavaleiro de alternativa, cortando as duas orelhas a cada um dos dois novilhos-toiros do seu lote, ambos da ganadaria Jandilla e de excelente nota (aplaudidos, como os da lide a pé, no arraste), aos quais sacou o máximo partido, colocando em evidência a essência do seu toureio de grande técnica, aprumo e valor, mas sobretudo de um temple acima de qualquer média.
A primeira actuação foi enorme e o público correspondeu com calorosas ovações em cada ferro, sendo premiado com as duas orelhas após fortíssima petição. Na segunda lide repetiu o êxito e voltou a estar ao mais alto nível, cortando também as duas orelhas e tendo ainda petição de rabo, que o presidente não concedeu. Coisas...
Moura Caetano estreou dois novos cavalos que prometem dar que falar, o "Fogo" e o "Gamão", ambos do ferro de seu pai, Paulo Caetano, e brilhou com os já consagrados "Pidal" (extraordinário cavalo de saída), os fantásticos "Temperamento" e "Xispa" (duas muletas de sonho), o grande "Belmonte" e o "Sete" (que utilizou no final das duas lides para a sorte de matar).
O cavaleiro de Monforte toureou a gosto e com gosto, com raça e saber e matou os dois oponentes de certeiros e fulminantes rojões, causando o verdadeiro delírio nas bancadas. Deu no fim de cada actuação lentas e aplaudidas voltas ao ruedo e na primeira até foi presenteado por um espectador com um presunto!
Apesar de esta ter sido a sua primeira actuação do ano, a quadra e o cavaleiro pareciam que levavam já toureadas umas vinte ou mais corridas, tal a extraordinária forma que ontem exibiram em La Garrovilla, simpática povoação em festa, a pouco mais que 50 quilómetros da cidade de Badajoz e cuja praça (portátil) encheu dada a qualidade do cartel.
Moura Caetano actuava "mano-a-mano" com o famoso matador de toiros Jesulín de Ubrique, um toureiro que mandou na Festa e deliciou sobretudo o público feminino nos seus anos de ouro, para o qual toureava todos os anos uma corrida em exclusivo (só podiam presenciá-la mulheres!).
Os anos passaram, mas Jesulín mantém inquebrável a sua arte, o seu conhecimento e o seu desmedido talento. Enfrentou também dois novilhos-toiros de Jandilla de nota altíssima e igualmente aplaudidos no arraste, com os quais esteve artista de capote, lanceando suava e pausadamente à "verónica", para depois desenhar faenas de finíssimo recorte e bom gosto, destacando-se em séries templadíssimas pela direita em duas intervenções profundas e de grande relevo artístico, carregadas de sentimento e de arte, a não deixar esquecer a grande Figura que foi - e continua a ser. Cortou uma orelha ao primeiro oponente e no segundo obteve os máximos troféus, as duas orelhas e o rabo.
O público saíu eufórico da praça com tanta arte do cavaleiro e do matador e lá fora Moura Caetano e Jesulín de Ubrique desdobraram-se a dar autógrafos e a ser fotografados continuamente com fãs.
Excelentes actuações dos bandarilheiros portugueses Pedro Paulino "China", Sérgio Santos "Parrita" e, com a puntilla, o rei dessa arte, Paco Duarte. Aplausos para os bandarilheiros de Jesulín, entre os quais um veterano, pelos muito bem executados tércios de bandarilhas.
Em suma, uma excelente tarde de toiros e, no que ao nosso toureiro diz respeito, um arranque triunfal e apoteótico de mais uma temporada que promete repetir o sucesso das anteriores.
João Moura Caetano saíu em grande deste primeiro compromisso, demonstrando estar, como sempre está, em grande forma para a grande competição que se avizinha, a 25 de Abril, com Moura Jr. e Telles na praça de Alter do Chão. A atestar pela apurada forma em que ele e os seus magníficos cavalos se encontram, vamos ter "guerra" a sério na praça alentejana!
Apesar dos troféus obtidos, os dois toureiros optaram por não sair aos ombros, antes atravessando a arena sob um chuva de ovações.

Mais logo, não perca: todas as fotos deste Festival.

Fotos M. Alvarenga