segunda-feira, 17 de abril de 2017

Francisco Farinha ainda em estado grave

Francisco Farinha (ao meio), com os também directores de corrida Rogério Jóia
e Nuno Nery, quando em Maio de 2013 foi homenageado em Lisboa pela Tertúlia
Tauromáquica "A Mexicana". E em baixo, com o Maestro Mário Coelho e com o
também bandarilheiro António Garçoa, seu companheiro de muitos anos na
quadrilha do saudoso cavaleiro José Mestre Batista


O antigo bandarilheio e ex-director de corrida Francisco Farinha continua internado em Lisboa no Hospital de S. José, depois de no último sábado ter sofrido uma aparatosa e arrepiante colhida durante um festejo de convívio taurino que se realizava na praça de toiros da Aldeia da Luz.
Farinha, de 71 anos, sofreu fractura da bacia, um traumatismo craniano e os exames a que foi hoje sujeito revelam também lesões cervicais em duas vértebras, pelo que o seu estado, sendo neste momento estável, é ainda considerado grave e só nas próximas horas poderão ser avaliadas as extensões e as consequências das lesões sofridas.
O antigo toureiro, que pertenceu às quadrilhas dos cavaleiros Mestre Batista e José Manuel Correia Lopes, entre outros, exercendo depois sempre com a maior dignidade a actividade de director de corrida e que actualmente apodera o cavaleiro praticante Francisco Correia Lopes, não estava a tourear de capote quando sofreu a colhida, como inicialmente se noticiou. Francisco Farinha foi violentamente volteado por uma vaca da ganadaria do Engº Luis Rocha quando, espontâneamente, saltou à arena para fazer um quite a corpo limpo ao cavaleiro amador Pedro Afonso, que estava a actuar e cujo cavalo fora alcançado pela rês.
"Caíu de cabeça no chão, desamparado e ao cair, ficou logo inanimado. Receou-se o pior. Eu até o tinha convidado para vir a minha casa, na Aldeia da Luz, para o caso de se querer vestir e tourear, visto tratar-se de um festejo de convívio e não formal, mas o Francisco Farinha disse-me que não, que já não tinha idade para isso. Ficámos todos espantados quando o vimos saltar à arena e tentar fazer o quite num momento de apuro do cavaleiro amador que estava a actuar. É o bichinho que ainda mexe lá dentro e o levou a fazer o que fez na ânsia de salvar um companheiro", conta-nos o bandarilheiro Ricardo Pedro, que assistiu a tudo.
Também na praça se encontrava o bandarilheiro Sérgio Santos "Parrita", que ontem à tarde toureou em Espanha com Moura Caetano e nos contou, ainda não refeito da emoção e dos momentos de pânico que se viveram no sábado na Aldeia da Luz: "Ele caíu muito mal, de cabeça e com o peso do corpo todo sobre o pescoço. Ficou inanimado, de olhos abertos e sem dar acordo de si. Fui eu que lhe tirei a vaca de cima. Não sou nada pessimista, mas mal olhei para a cara dele, pensei que se tinha ficado ali, foi um horror".
Valeu a presença na praça da enfermaria Fátima Nalha (mulher do conhecido aficionado Dr. Luis Capucha, presidente da Associação de Tertúlias Tauromáquicas) e também da filha do bandarilheiro local José Domingos, que é socorrista e foram quem prestou os primeiros auxílios a Francisco Farinha.
De imediato, o antigo toureiro foi transportado ao Hospital de Évora, de onde e devido à gravidade do seu estado, foi transferido de helicóptero para o de S. José, em Lisboa, onde continua internado.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo