quarta-feira, 26 de abril de 2017

João Duarte (apoderado do cavaleiro Ricardo Cravidão) emite comunicado sobre a polémica das fotos num treino campero


Algumas fotos do treino campero do cavaleiro praticante Ricardo Cravidão que ontem ilustraram a entrevista aqui publicada, suscitaram algums polémica e celeuma nas redes sociais. O "Farpas" abstém-se de alimentar ou de alguma forma contribuir para esse trocadilho de comentários dados à estampa nas referidas redes sociais, porque os cães sempre ladraram e a caravana também sempre passou. João Duarte (foto), apoderado do toureiro Ricardo Cravidão, assume a responsabilidade das fotos (por ele enviadas, aliás, para ilustrar a entrevista) e diz de sua justiça neste comunicado que nos enviou com pedido de publicação... para acabar de vez com a polémica:

Caros Senhores,
Como Apoderado do cavaleiro praticante Ricardo Cravidão e único responsável pelas referidas fotografias, venho por este meio comunicar que é lamentável a falta de profissionalismo e afición entre alguns colegas (cavaleiros, fotógrafos, críticos, …), pois noutro tempo, caso tal acontecesse havia a preocupação de avisar o colega e não se especulava em público, como se faz hoje em dia em Espanha e França. Por isso, nestes países a Tauromaquia está com um desenvolvimento ao qual a nossa dificilmente lá chegará, por culpa de alguns agentes da Festa. Aqui, felizmente existem anti taurinos entre os quais estão os acima citados.
Actualmente os tempos são outros, cada um preocupa-se apenas consigo, não importa o outro, o importante é pisar e espezinhar o colega, pois assim apenas um brilhará!
Alguns dos pseudo-jornalistas na nossa Festa, felizmente poucos, podem “sacar” centenas ou milhares de euros a essas futuras figuras do toureio, mendigar um bilhete com uma carteira da comunicação social obtida não se sabe muito bem como, para depois venderem fotografias das praças por dezenas e centenas de euros…
Fiscalizei, no Ministério da Justiça, os órgãos da comunicação social e credenciei os correspondentes estrangeiros, como tal, sei do que estou a falar sobre comunicação social.
Esses mesmos pseudo-jornalistas são os que quando lhe dão umas dezenas ou centenas de euros para a mão, tapam inúmeras fotografias semelhantes ou piores que estas, de cavalos a jorrar sangue pelo nariz e pela boca pelo uso excessivo de gamarras e afins e de choques elétricos.
Como fui ensinado a não dar importância a “gentalha” desta, dando apenas importância a gente verdadeiramente importante, volto a afirmar que esses “parasitas” da Festa podem continuar a pedir-me, mas jamais lhes darei dinheiro.
Por fim, deixo alguns comentários daqueles que efetivamente são gente aficionada!
“Vergonha é a falta de profissionalismo dos comentários dos que vivem à custa da tauromaquia e deitarem abaixo, em público, alguns erros que não deviam sair em fotos é verdade. Mas vocês que comentam esta foto, tenham vergonha, porque sei muito bem que ganham a vida a criticar os outros para ganhar lugar e até falam mal dos colegas que estão a conseguir trabalho sem receber dinheiro dos toureiros por fora, ao contrário dos que só sabem falar mal. Antigamente quando os profissionais tinham algo a dizer, críticas… diziam à pessoa em questão para poder melhorar e poder continuar na festa e chegar à perfeição, mas vocês, que são uma espécie de fotógrafos e comentadores, só deitam abaixo a festa e depois falam dos anti. Palhaços. E digo mais, estou aqui para responder aos que neste comentário escrevi e ofendi, os principais intervenientes. Pois eu sou a favor da tauromaquia e respeito a tradição. Mas com decência meus amigos. Comecem então a respeitar e não usem jornalismo barato sujo e denegrido. Ganhem dinheiro sério e façam trabalhos construtivos. Ponham os olhos nos espanhóis vejam a suas fotos críticas e vejam o dinheiro que ganham, eles não falam mal dos colegas nem dos artistas.” - comentário postado por José Carlos Coutinho no Facebook.

O Apoderado,
João Duarte

Foto D.R.