sexta-feira, 28 de abril de 2017

Mónica Serrano desmente boatos: "Vou tourear a Beja, sim senhor!"

Ontem em Vendas Novas, na quinta de José Prates, Miguel Alvarenga, Mónica
Serrano e seu pai, Ramón Serrano, com o anfitrião


Exclusivo "Farpas" - Face ao diz-se, diz-se e ao crescimento de rumores nos mentideros da Festa de que a rejoneadora mexicana Mónica Serrano não actuaria na próxima segunda-feira, 1 de Maio (feriado nacional) na corrida para onde está anunciada em Beja, quisemos saber da boca da toureira a verdade. Que é esta:
"Toureio em Beja, sim senhor. Isso nunca esteve em causa, nem entendo o porquê desses boatos que puseram a circular, sei lá com que intuito... Tenho um compromisso assumido e tenho o maior respeito pelo público português, que tanto me acarinhou há dez anos, aquando da minha apresentação em Portugal numa corrida televisionada em Salvaterra de Magos".
E acrescenta:
"E vou para triunfar! Estou a treinar e a tourear todos os dias para chegar a Beja na segunda-feira na melhor forma e poder demonstrar o meu valor e a minha forma de sentir o toureio com emoção!".
Na segunda-feira, Mónica Serrano vai competir em Beja com o rejoneador espanhol Andy Cartagena e o cavaleiro português Francisco Palha, frente a toiros da prestigiada ganadaria Vinhas. Pegam os forcados de S. Manços, Cascais e Beja e actua também o cavaleiro amador Joaquim Brito Paes na lide de um novilho da ganadaria Varela Crujo.
Assistimos ontem a um treino de Mónica Serrano no tentadero da quinta do cavaleiro José Prates (de novo, seu mestre e seu equitador) em Vendas Novas, onde desde a semana passada tem sediada a sua quadra de cavalos e confirmámos a excelente forma da toureira, primeira figura do rejoneio no México.
Em Portugal está também, desde o início da semana, seu pai, o recordado rejoneador Ramón Serrano, que em 1984 fez triunfal campanha em arenas portuguesas, onde ombreou com as grandes figuras da época, toureando mesmo ao lado de Mestre Batista (e Paulo Caetano) na praça da Barquinha na última corrida da vida do saudoso cavaleiro, que morreria no início do ano seguinte. Ficou, ao tempo, conhecido como o "Rei do Quiebro" e chegou mesmo a ser apoderado uns anos depois no México pelo famoso Fernando Camacho.
Mónica Serrano permanecerá seis meses no nosso país para participar em mais corridas nas principais praças nacionais ao longo desta temporada.

Fotos Manolo Briones e D.R.