quarta-feira, 26 de abril de 2017

Sobral: triunfou Juan Leal em tarde de homenagem a Chibanga

Matador francês Juan Leal foi ontem o mais destacado triunfador no Sobral.
Em baixo, Ricardo Chibanga, alvo de merecida homenagem

O matador francês Juan Leal (foto de cima) foi ontem o mais destacado triunfador do Festival realizado na praça de Sobral de Monte Agraço, que registou uma entrada de meia casa forte e no qual se prestou merecida homenagem ao Maestro Ricardo Chibanga (foto ao lado).
Lidaram-se novilhos de Manuel Calejo Pires, desiguais de apresentação e comportamento, destacando-se os lidados em terceiro e quinto lugares. Neste, que proporcionou o triunfo da tarde a Juan Leal, o ganadeiro Francisco Calejo Pires teve merecida honra de volta à arena com o toureiro.
Manuel Jesus "El Cid" foi também autor de uma bonita faena de muleta, destacando-se inicialmente pela sua classe com o capote; António João Ferreira não teve sorte com o seu novilho, realizando uma faena esforçada e de entrega onde deixou patente o seu valor e a sua vontade; Manuel Dias Gomes, igualmente não bafejado pela sorte com o seu novilho, a revelar alguma invalidez, esteve voluntarioso e valoroso em detalhes da sua muita arte, mas faltou-lhe matéria prima para um triunfo redondo.
A cavalo, abriu a função Luis Rouxinol Júnior, depois de o primeiro novilho que pertencia a Telles Bastos, se ter desembolado. O jovem cavaleiro de Pegões teve uma lide de mais a menos, até porque o novilho se acabou por fechar em tábuas. Deixou, contudo, pormenores do "momento embalado" que está a viver, depois do triunfo em S. Manços e que deixa antever uma alternativa triunfal em Julho no Campo Pequeno.
Manuel Telles Bastos entrou com o pé direito nesta temporada e ontem no Sobral voltou a dar conta de que a sua campanha promete em 2017. Está moralizado como nunca e tem uma quadra fantástica que lhe permite executar o toureiro clássico e de muita classe que sempre o caracterizou. Uma lide de nota muito alta, apesar de ter tido pela frente um oponente manso e reservado - a que deu a volta.
Pegaram os Forcados Amadores de Coruche com duas intervenções a cargo de Miguel Lucas (à terceira tentativa) e Vasco Gonzaga (também à terceira).
No início do festejo, foi guardado um minuto de silêncio em memória do matador Palomo Linares, falecido ontem em Madrid.

Mais logo, não perca todas as fotos deste Festival - uma foto-reportagem de Carlos Silva.

Fotos Carlos Silva