sábado, 17 de junho de 2017

Mundo taurino em estado de choque pela morte de Iván Fandiño



O mundo taurino em estado de choque com a morte do matador espanhol Iván Fandiño, esta tarde, vítima de cornada na praça francesa de Aire Sur l'Adour, na primeira corrida da Feira Taurina local. O malogrado toureiro cortara uma orelha ao primeiro toiro da tarde e fazia um quite de capote ao terceiro, que correspondia a Juan del Álamo, quando tropeçou no seu próprio capote e foi apanhado pelo toiro da ganadaria espanhola de Baltazar Ibán no chão, que lhe infringiu uma cornada na zona dos pulmões.
Iván Fandiño (fotos), de 36 anos, foi retirado da praça e levado para a enfermaria, mas dada a gravidade da cornada foi de imediato transportado ao Hospital de Mont de Marsan, onde já chegou sem vida.
Natural de Orduña (Vizcaya), onde nasceu a 29 de Setembro de 1980, vestiu-se pela primeira vez de luces em 16 de Agosto de 1999 em Llodio (Álava) e debutou com picadores a 2 de Junho de 2002 em Orduña, cortando três orelhas a novilhos de Javier Pérez Tabernero.
Apresentou-se em Madrid em 12 de Setembro de 2004, cortando uma orelha. Tomou a alternativa em Bilbao, na praça de Vista Alegre, a 25 de Agosto de 2005, apadrinhado por "El Juli" com o testemunho de Salvador Vega e confirmou a alternativa em Madrid a 12 de Maio de 2009 com António Ferrera e Morenito de Aranda, respectivamente, como padrinho e testemunha.

Fotos D.R.